A conversa em torno das artes marciais e o valor das graduações, especialmente das faixas-pretas, gerou um debate renovado após comentários feitos por Joe Rogan em seu popular podcast, A experiência de Joe Rogan. Durante um episódio com o comediante Greg Fitzsimmons, Rogan aprofundou-se no tópico de graduações de artes marciais para crianças, questionando especificamente a autenticidade e o valor de faixas-pretas juniores. Seus comentários, no entanto, não agradaram a todos, gerando controvérsia entre ouvintes e praticantes.
Rogan expressou ceticismo sobre o peso que a faixa preta de uma criança carrega em comparação com uma conquistada por um adulto. “Não é a mesma coisa”, ele argumentou, sugerindo que conceder uma faixa preta a uma criança pequena pode diluir o significado da classificação. Seus comentários vieram em resposta a uma história compartilhada por um pai, orgulhoso da conquista de seu filho no taekwondo. O tom crítico de Rogan, no entanto, atraiu a ira de alguns ouvintes que sentiram que ele estava desdenhando o esforço e o crescimento pessoal envolvidos em ganhar tal classificação.
Greg Fitzsimmons: “Meu filho, ele estava tendo problemas quando estava na — não me lembro — pré-escola. Ele estava mordendo as crianças, ele era como um louco. E então o professor disse: ‘Tem um lugar chamado Marina Taekwondo em Veneza, um ótimo programa para crianças.’ Então ele começou na pré-escola e foi até a oitava série. Ele ganhou sua faixa preta, sua faixa preta júnior, e isso o mudou. Isso o mudou completamente. Ele se tornou disciplinado. Isso o acalmou. Ele costumava ir três ou quatro dias por semana.
Sim, eu sei que parece loucura, mas acho que é essencial que as crianças façam algo físico. Ajuda muito se elas fizerem algo desafiador, como uma arte marcial. É bom para desenvolver seu cérebro e sua habilidade de fazer coisas difíceis. Quando ele ganhou sua faixa preta, ele teve que fazer — você sabe — certos, como eles chamam? Katas? É essa a palavra? Depende, katas é um termo japonês. Sim, acho que ele fez katas, e então ele teve que quebrar algumas tábuas e fazer algumas outras coisas. E então, ele teve que lutar com dois faixas pretas, tipo, ao mesmo tempo. Ele teve que fazer três rounds com eles. Eles realmente o pressionaram muito.
E o Sr. Jones, Keith Jones — grite — foi difícil. Meu filho saiu de lá chorando. Mas o Sr. Jones sentou-o e disse: ‘Você vai voltar lá, e vai terminar isso.’ E meu filho fez isso. Ele enxugou as lágrimas, voltou e terminou. E então ele ganhou sua faixa preta. Foi incrível, sim.”
Joe Rogan: “Quantos anos ele tinha?”
Greg Fitzsimmons: “Começamos no jardim de infância, então isso deve ter sido na sexta ou sétima série.”
Joe Rogan: “É meio louco dar uma faixa preta para uma criança. Sim. Crianças pequenas, sim. Porque não é real. Escolas diferentes têm requisitos diferentes e sistemas de crenças diferentes quando se trata disso. Mas em algum lugar ao longo da linha, é daí que vem o termo ‘McDojo’. Em algum lugar ao longo da linha, eles desenvolveram esses lugares de karatê em shoppings—”
Greg Fitzsimmons: “Foi em um shopping.”
Joe Rogan: “—que graduaria as crianças até a faixa preta. E eles tornaram isso muito fácil, onde você não precisava lutar. Eles começaram a fazer um monte de coisas para torná-lo menos realista, mas com menos atrito, então menos pessoas desistiriam, e eles poderiam ganhar mais dinheiro.
Algumas dessas escolas com centenas e centenas de alunos, eles estariam ganhando dinheiro. Havia um lugar chamado Fred Valaris quando eu morava em Boston. Fred Valaris era uma rede de caratê. Eles estavam por todo lugar. Mas as pessoas que saíram de lá, se tivessem que lutar, talvez alguns deles fossem bons, mas não é o melhor lugar para aprender. É um grande dojo, sim. Eles te ensinaram caratê, mas você tem que fazer isso em um lugar real. Você tem que fazer isso em um lugar sério com desafios reais. Essa é a única maneira de você ficar bom nisso. Você tem que ir para um lugar real onde há pessoas durões, e eles estão suando e chutando o saco. É para lá que você tem que ir.
Mas eu acho que há algo valioso em dar uma meta a uma criança, como ganhar uma faixa azul ou uma faixa vermelha. Uma faixa preta júnior não é algo ruim para se chamar, contanto que você deixe claro que é uma faixa preta júnior. É como dizer que você ainda não é um adulto; você realmente não tem a habilidade de machucar as pessoas. A maioria das pessoas realmente não tem essa habilidade até que tenham 15, 16 ou 17 anos. Então você pode realmente machucar as pessoas. E isso acontece rápido. Você deixa de ser um garoto, certo? Quando você tem 12 anos, você ainda é um garoto.”
Rogan enterrou a faixa preta júnior de Taekwondo do filho de Greg 😭
byu/Appropriate_Duty_930 emTheMcDojoLife