‘Jiu-Jitsu superou o MMA em crescimento

‘Jiu-Jitsu superou o MMA em crescimento

O Campeonato Mundial Master de Jiu-Jitsu de 2024, organizado pela IBJJF, aconteceu no Centro de Convenções de Las Vegas, EUA, atraindo mais de 10.000 atletas. O evento foi encerrado no sábado, 31 de agosto, e contou com a presença marcante do renomado treinador e líder da Nova União, Dedé Pederneiras, que também ministrou um seminário durante a edição deste ano.

Em entrevista exclusiva à TATAME, Dedé elogiou o alto nível de competição do Campeonato Mundial Master e destacou como os atletas estão se preparando de forma mais rigorosa para cada edição. Ele enfatizou que o torneio tem um papel cada vez mais importante no crescimento do esporte.

Dedé também refletiu sobre uma entrevista que deu há cinco anos, onde previu que o Jiu-Jitsu eventualmente ultrapassaria o MMA em crescimento. Na época, ele declarou que o Jiu-Jitsu tinha maior potencial de expansão e, hoje, acredita que essa previsão se tornou realidade.

“Quando o Masters World Championship começou, muitos competidores compareciam para socializar e se reconectar com velhos amigos. Não é mais o caso. Os ‘caras velhos’ agora são profissionais altamente treinados, e cada competição é mais difícil do que nunca. O nível de preparação disparou. Tenho que elogiar a IBJJF e a CBJJ por seu tremendo trabalho em promover o crescimento do Jiu-Jitsu”, comentou Dedé.

Ele continuou, “Ver uma estrutura como essa mostra o progresso incrível que está sendo feito, e eu acredito que ele só vai continuar crescendo. Cinco anos atrás, eu disse que o MMA tinha atingido um pico — ele continuaria crescendo, mas em um ritmo mais lento. Por outro lado, para o Jiu-Jitsu, o céu é o limite. O que eu disse naquela época agora está se tornando realidade.”

Deixe um comentário