O caminho para a finalização no Jiu Jitsu Brasileiro raramente é fácil.
Uma daquelas configurações raramente vistas, mas muito eficazes (e inesperadas!) É o Armlock Invisível/Lateral, também conhecido como Paper Cutter Armbar. Você o configurará a partir do Side Control, preservando ao mesmo tempo um posicionamento extraordinário sobre seu oponente durante todo o processo.
Vejamos como o lendário Jean Jacques Machado demonstra esta configuração e técnica.
O bom e velho conselho de estabelecer uma posição antes de ir para a finalização se aplica aqui também. A partir do Side Control, Machado mostra que seu primeiro objetivo é isolar o braço que você estará atacando; de tal forma que acaba atrás das costas e da escápula.
Parece difícil de realizar, não é? Bem, na verdade não é. Primeiro, mude seus quadris em direção ao oponente, para que você possa libere seu braço e comece a prendê-lo contra a cabeça – fazendo isso com os músculos do cotovelo e antebraço. Então, tente estabelecer controle sobre o braço do oponente com a outra mão; isso fará com que eles tentem escondê-lo.
Quando eles fazem isso, você pode passe o outro braço! Coloque o cotovelo no tapete e empurre o músculo tríceps contra o braço; vire seus quadris para o lado oposto e suba-os em cima do outro braço… E você está em uma ótima posição inicial!
Tudo o que você precisa fazer a partir daqui para consolidar sua posição é usar o outro braço para controlar sua perna próxima. Brinque um pouco com esta posição e controle no treinamento. Você precisará descobrir a distribuição e o equilíbrio corretos do peso – ao fazer isso, você verá que seus parceiros de treinamento terão uma muito momento difícil escapar!
INDO PARA O BRAÇO DO CORTADOR DE PAPEL
Quando estiver com controle total, você pode começar a configurar o braço do cortador de papel! Machado explica que é preciso mova seus quadris um pouco mais longe, para que acabe atrás do outro braço. Quando isso acontecer, você poderá controlar esse braço com facilidade, prendendo-o nos tapetes.
Então você irá Vire sua cabeça embora enquanto seu outro mão agora gira e nada por baixo do segundo braço do oponente (aquele que você tem controlado desde o início). Depois de fazer isso, use a palma da mão para controlar o ombro por baixo.
A partir daqui, você precisa comece a circular em torno de seu oponente, para que você fique atrás dele – em posição ideal para atacar o braço! Preste atenção em como Carlos faz isso; ele dá pequenos “passos”, mantendo o tempo todo o controle sobre os dois braços do aluno, bem como sobre o distribuição de peso contra seu quadril.
Você vai bloquear o outro braço do oponente pressionando o ombro contra o tapete com o antebraço. Isso os impedirá de se transformarem em você.
Para finalizar a configuração, Machado demonstra que é preciso passe a perna por cima da cabeça do oponente e mova o quadril em direção ao ombro dele. Isso permitirá que você deslize a outra perna por baixo eles; então apenas incline um pouco para o lado, levante o joelho preservando um bom controle do braço, e finalize o braço do cortador de papel!
Assista Jean Jacques Machado demonstrar essa configuração abaixo: