Contornar a guarda adversária pode parecer complicado, principalmente ao tentar passar em pé. Como Jiu Jitsu brasileiro evolui, lidando com diferentes emaranhados de pernas, permitindo varreduras e levando a submissões pode ser frustrante. Embora ultrapassar a linha de defesa do oponente seja um desafio, saber quando permanecer firme ou solto é fundamental quando passando a guarda. Este artigo irá apresentá-lo aos passes em alta velocidade no Jiu-Jitsu.
O Passo Alto
O passe alto é uma técnica de passagem de guarda usada para contornar a guarda do oponente enquanto controla efetivamente seus quadris e membros para minimizar o risco de contra-ataques. Ele permite que você passe com segurança pelas pernas do oponente, diminuindo sua suscetibilidade a ataques nas pernas e diversos ataques da guarda.
Primeiro, vamos discutir as várias variantes de alto nível que você pode fazer. Normalmente, o movimento de passo alto pode ser usado para sair da configuração inicial da guarda do oponente, das pernas emaranhadas e para se libertar dos ganchos.
O movimento básico de passo alto é como a abertura de quadril que realizamos durante o aquecimento, onde você move os pés e os joelhos para cima e para fora. Este movimento pode ser usado com eficácia para sair de guardas como o reverso De La Riva e canela a canela. Porém, ao fazer esse movimento, lembre-se de que quando sua perna está levantada dando um passo alto, a outra perna fica vulnerável a ataques.
Se o oponente decidir lutar e vai para sua perna, você pode desviar o olhar, chutar e dar um passo alto enquanto posta na cara dele. Ao fazer esse desengajamento, mova-se ativamente para fora da perna única, pois fazer isso timidamente expõe você a um Derrubar se o oponente decidir perseguir você e suas costas, o que o oponente pode aproveitar para obter uma posição superior. Lembre-se de postar na cabeça do oponente antes de dar um passo alto e desviar o olhar.
Outra maneira de usar o degrau alto é passar pela guarda e pousar no joelho na posição da barriga especialmente quando o adversário tem De La Riva ganchos estabelecidos. Além disso, pode ser usado para passar pelo DLR e pousar no norte Sul em vez de pisar lateralmente. Se o adversário tiver um DLR reverso, em vez de pressionar e fazer um corte no joelho na perna reversa do DLR, você pode colocar a mão no tapete e passar por cima da perna de cima. O mesmo também pode ser aplicado caso o oponente utilize um gancho borboleta.
passo alto para combater o Luta
Uma reação comum dos oponentes quando você avança é que eles tentam lutar. Comece agarrando o tornozelo e joelho do oponente em supinação guarda aberta indo para a esquerda deles. Dê um passo raso em direção à linha central e avance com a perna esquerda, acertando uma surra frontal, e empurre o joelho próximo do oponente para longe, pisando perto do bolso do quadril.
A partir desta posição, os oponentes geralmente seguram o tornozelo mais distante e usam a perna externa como um pêndulo para que eles possam começar a lutar. À medida que o oponente se levanta, tente começar a enfiar a cabeça entre as pernas. A partir daqui, comece a atirar o cotovelo esquerdo sobre os quadris e, enquanto eles tentam continuar e lutar, comece espalhando sua perna direita para trás. Depois de se espalhar, deslize a canela direita atrás do oponente e comece a segurar suas costas.
Passo alto contra Reverso De La Riva
Supondo que você esteja passando a guarda para o seu lado esquerdo, e o adversário estabeleça uma reversão de De La Riva enquanto agarra seu tornozelo. Normalmente, o oponente tentará estabelecer uma conexão. Fazer isso provavelmente abrirá um espaço entre o cotovelo e o joelho. O espaço acima da linha do quadril é o que Gordon Ryan refere-se como J-Point (Jeopardy Point), pois é o ponto onde o oponente deve abordar suas ações de passe, pois corre o risco de passar a guarda.
Aproveite o espaço entre o cotovelo e o joelho do oponente e fique em uma posição de passo alto. Endireite a perna presa (perna direita) enquanto controla o joelho do oponente com a mão esquerda e a perna mais distante com a mão direita. Dê um passo para o lado esquerdo, passando pelo joelho do oponente, mantendo uma pegada C na perna mais distante. Aperte os joelhos e coloque o braço esquerdo no ombro oposto para obter estabilidade e evitar que o oponente lute.
Você nega a capacidade do oponente de passar a perna por cima do seu ombro a partir desta posição, o que significa que ele não pode mantenha a guarda ou entre travas de perna. Sua mão esquerda apoiada no ombro evita que o oponente se vire lentamente de joelhos para lutar, e beliscar os joelhos limita o espaço do oponente para iniciar ataques com as pernas.
Levante lentamente o pé direito até o bolso próximo ao quadril do oponente. Depois de golpear o pé direito, você pode segurar o joelho no umbigo, juntando as pernas enquanto mantém a pegada na perna mais distante do oponente ou postando no quadril mais distante. Você também pode mover-se para a posição norte-sul e garantir a passagem.
Se o oponente segurar seu tornozelo com folga, você pode dar um passe alto diretamente e socar sua perna até o bolso do quadril. Um detalhe fundamental na passagem com passo alto é o controle da perna mais distante do oponente por meio de uma pegada C, pois sem ela o oponente pode rapidamente entrar em emaranhados de pernas e atacar com chaves de perna. Da mesma forma, se o oponente virar enquanto está preso com o joelho na barriga, você pode dar um giro superior e pegá-lo de costas enquanto ele gira.O passe em passo alto é uma forma sistemática e moderna de passar a guarda do adversário, pois as pernas ficam mais vulneráveis a ataques nas pernas ao passar a guarda em pé. Ele neutraliza efetivamente as guardas que levam a emaranhados e travas de pernas, que são uma tarefa obrigatória para se defender, especialmente no meta atual de Jiu-Jitsu sem kimono. Estude o passe em passos altos e veja como ele se adapta ao seu jogo de passes.