Em um movimento que levantou preocupações em alguns círculos tradicionais do Jiu-Jitsu brasileiro, Globotrotadores de Jiu-Jitsu anunciou hoje que seus integrantes agora podem se premiar como faixas azuis.
Christian Graugart, líder da afiliação que hoje é reconhecida como a maior do mundo, disse: “Vamos ser honestos, os padrões para ser promovido no Jiu-Jitsu estão bastante diluídos neste momento, de qualquer maneira. Então, estamos deixando as pessoas decidirem por si mesmas quando estão prontas para o próximo cinturão”.
As novas regras para autopromoção foram publicadas hoje no site do BJJ Globetrotters. Eles incluem coisas como ir bem no sparring, ir às aulas (até mesmo assistir “Globetrotters em ação” canal no Youtube) e acompanhar os anúncios do acampamento assinando o boletim informativo.
O BJJ Globetrotters pretende que essas novas e mais flexíveis regras de promoção da faixa azul ganhem força em toda a comunidade mais ampla de Jiu-Jitsu, enfatizando o aumento da eficiência e “considerável redução da carga de trabalho para os professores do nosso esporte em constante crescimento”.
No entanto, não está claro como os treinadores de diferentes clubes se sentirão em relação aos alunos se promoverem em vez de esperarem que o instrutor formal o faça. Isso poderia causar alguma tensão em clubes ao redor do mundo, já que muitos faixas-brancas agora podem desafiar legitimamente o julgamento de seus instrutores faixas-pretas, desde que sejam membros da autoproclamada “Comunidade Mundial de Viajantes de Jiu Jitsu”.
“Por que esperar que seu treinador lhe dê um cinturão se você sabe dentro de si que está pronto para isso?” Christian perguntou.
Conversamos com Timo Pießpanen, membro do BJJ Globetrotters de Witzwald, Alemanha, que se autodenominou faixa-azul assim que as novas regras foram publicadas.
“Estou treinando há mais de seis meses e meu treinador só me deu uma tacada. Mas depois de assistir algumas lutas online da faixa-branca, percebi que era melhor que isso”, disse. “Além disso, em um camp ano passado, dominei totalmente um grandalhão faixa-preta da Estônia. Consegui estar no topo o tempo todo!”
“Vamos ver primeiro como isso acontece para os faixas-azuis. Mas estamos mantendo a porta aberta para que nossos membros possam se autopromover até a faixa marrom ou preta no futuro”, disse Christian.
“Eu não me importaria de ser o primeiro na história do Jiu Jitsu a um dia me promover à faixa coral”, acrescentou.
As novas regras supostamente entram em vigor a partir de hoje, 1º de abril.