Uma competição pode ser uma experiência incrível e gratificante ou assustadora e devastadora. E isso não depende apenas de você vencer ou não a partida e/ou o torneio… Depende também, em grande parte, de como você abordará toda a provação; sobre quão bem você lidará com a ansiedade e o medo de antemão.
Se você lidar com essas emoções negativas de maneira construtiva, terá uma experiência de competição muito mais agradável do que seria de outra forma. Portanto, vamos ver como gerenciá-los melhor.
O MEDO E A ANSIEDADE ESTARÃO LÁ INDEPENDENTEMENTE
A única coisa que você deve fazer antes de qualquer coisa é compreender que não – você não pode se livrar completamente do medo e da ansiedade. Eles sempre estarão lá! Claro, elas vão diminuir com o tempo e à medida que você se expõe a situações que as abrigam… Mas essas emoções são normais e sempre estarão presentes, de uma forma ou de outra.
Então, o que você pode fazer? Não tenha o objetivo de estar totalmente livre do medo e da ansiedade. Se você definir isso como um objetivo, ficará ainda mais nervoso porque está falhando. Em vez disso, reconheça que essas duas emoções estarão sempre ao seu redor – assim como as tentativas de finalização do seu oponente! Você pode ser finalizado a qualquer momento, mas o que o salvará não é a falta de habilidade do oponente; mas quão bem você defende.
O campeão mundial de Jiu-Jitsu, Josh Hinger, tem alguns conselhos excelentes sobre como encarar as competições como rodadas de treinamento, para não se emocionar muito com derrotas ou vitórias:
“Torneios são como rodadas de treinamento. Em uma rodada de treino, a qualquer momento a merda pode dar errado e você acabar do lado errado de um bom golpe. A rodada termina, você se levanta, se recupera e encontra seu próximo parceiro.
Nova rodada, nova oportunidade. Os torneios não são diferentes. Cada torneio é uma oportunidade. E a qualquer momento a merda pode dar errado. O oponente pode fazer alguma merda ninja que você nunca viu. O árbitro pode cometer um erro. Talvez houvesse uma regra que você não entendeu. Talvez você escorregue, ou tenha cãibras, ou seu joelho estale. Talvez a sorte e o mau momento o coloquem em uma posição ruim. Seja qual for o caso, você precisa se recompor, se livrar disso e seguir em frente. Os maiores campeões do esporte perderam muito antes de se tornarem campeões. Conheço tantas pessoas que falharam no mesmo torneio ano após ano, até que finalmente chegou o dia e eles conduziram os negócios como sempre sonharam. Nenhum caminho para o ouro é tranquilo. É uma estrada de terra íngreme cheia de buracos, sulcos, armadilhas mortais, obstruções e pessoas de merda que estão tentando tirar você do curso.
Mas quando você finalmente chegar ao seu destino, você pode olhar para trás, para aquele caminho infernal e de merda que você navegou com sucesso por anos e ficará grato por não ter sido um caminho fácil. Você olhará para trás e verá todos os obstáculos que superou e sentirá orgulho. Você pode proclamar com orgulho que hoje é o seu dia. Hoje você é o campeão. E você ficará grato por todos os obstáculos que fizeram de você o filho da puta durão que você é. Mantenha a cabeça erguida. Seu dia chegará.”