O uso do PED no Jiu-Jitsu é extremamente difundido segundo o famoso instrutor de MMA e Jiu-Jitsu Firas Zahabi, e não apenas no nível elite.
Zahabi foi recentemente convidado no popular canal do YouTube ‘More Plates More Dates’, apresentado por Derrick, um respeitado especialista em PED.
Zahabi afirmou que o uso do PED era muito mais difundido no Jiu-Jitsu do que no MMA e principalmente na faixa inferior amadora:
Derrick: “Você conhece a reputação do uso de drogas no Jiu-Jitsu em relação ao MMA? Competitivamente, o jiu jitsu brasileiro parece ser um dos esportes mais viciados em drogas?”
Firas Zahabi: “Oh meu Deus. Oh meu Deus, é pior que mma. é pior que mma. Você tem caras participando de torneios locais de Jiu-Jitsu na faixa azul e eles estão loucos e estão lutando contra alguns garotos como se isso não fizesse sentido. É insano. É uma loucura e o problema é que o jiu jitsu deles é feio como eu, quando vejo que eles são durões, é simplesmente brutal. Não é nada sofisticado, mas eles não sabem disso. Eles acham que o jeito deles é igual ao do outro cara… Por quê? Porque é eficaz. Há uma diferença entre eficiência e eficácia. Como por exemplo tem um cara chamado Palhares no nosso esporte mma. Ok, ele simplesmente cairia, agarraria o tornozelo de um cara e o arrancaria. Agora o cara era eficaz, mas o jiu jitsu dele não era sofisticado. Na minha opinião foi bom, mas não tão refinado quanto outros praticantes. Agora, eu sempre disse, na minha opinião, que pensei que ele estava no PED e, mais tarde, ele foi preso, ele foi preso no PED.
Em vídeo recente, o técnico Firas Zahabi discute o impacto dos esteróides no treinamento e desempenho do Jiu-Jitsu. Ele diferencia entre ser “eficaz” e ser “técnico”. Ele enfatiza que muitos instrutores e competidores que usam esteróides podem parecer eficazes devido à sua força aprimorada, mas muitas vezes carecem de habilidades técnicas adequadas. Esta força permite-lhes desempenhar e competir em níveis superiores aos que o seu conhecimento técnico normalmente permitiria. Por exemplo, um faixa azul que toma esteróides pode ter um desempenho de faixa roxa não por causa da habilidade, mas devido à força adicional.
O técnico Zahabi relata suas experiências pessoais com instrutores que usaram esteróides. Ele descreve como esses instrutores foram capazes de dominar os outros, apesar das deficiências técnicas, porque sua força física compensava a falta de técnica. Essa confiança na força física em detrimento da técnica distorce a essência do Jiu-Jitsu, que é eficiência e alavancagem inteligente do corpo, e não apenas dominar o oponente.
Ele também aponta o uso generalizado de esteróides nos níveis de elite do Jiu-Jitsu, observando que é comum em vários níveis de habilidade. O treinador defende que mesmo os praticantes mais técnicos de nível elite podem fazer uso de esteroides, o que dificulta a percepção de habilidade e sucesso no esporte. Ele destaca os dilemas éticos e práticos enfrentados pelos praticantes que desejam competir naturalmente num ambiente onde o uso de esteróides é predominante e geralmente não controlado devido à falta de testes.