Em episódio recente do podcast El Segundo, o atual campeão do ADCC, Ffion Davies, falou sobre o que motivou a escolha do Craig Jones Invitational (CJI) em vez do prestigiado ADCC. Ela também discutiu as pressões da mídia social por ser uma atleta feminina de Jiu-Jitsu:
Ffion compartilhou que enfrenta críticas nas redes sociais por suas postagens. Por exemplo, postar uma foto de biquíni, mesmo que não seja abertamente sexual, pode gerar reações adversas com acusações de sexualização do esporte:
“Se eu postar uma foto de biquíni só na praia e não é como se minha bunda não estivesse espalhada ou nada fazendo, é só ficar assim e tipo, ‘ah, sexualizando o esporte’ e ‘minha garotinha admirava você, ela não faz mais.’”
“Eu postei uma foto de biquíni… era como se meu bumbum estivesse lá e estava tipo, afundado. Todos ficaram horrorizados. As pessoas diziam, ‘oh, você está fazendo isso para… é como se na verdade tivesse o efeito oposto. As pessoas estão horrorizadas. Eles param de seguir.’”
Ela enfatizou os padrões duplos enfrentados pelas atletas femininas, onde suas ações são mais examinadas em comparação com os homens.
“Provavelmente são os pais que administram as contas de suas filhas no Instagram que dizem, ‘siga, tenho que ir’. Isso feriu meus sentimentos, vou ser honesto.”
Expectativas de pressão e modelo:
Ffion acredita que existe uma expectativa social de que as atletas femininas sejam modelos, o que aumenta a pressão sobre a forma como elas se apresentam publicamente:
“Quanta pressão você sofre para ser assim, porque eu não sinto pressão para ser um modelo. As pessoas não têm expectativas de mim. Mas me sinto como uma atleta feminina…”
“É uma loucura… Se uma garota entra em um relacionamento… uma mulher famosa… e então é como se eles engravidassem e todos os seguidores caíssem. Quando McKenzie se casou… Ah, sim, ela engravidou, tudo piorou. Isso é horrível.”
Mal-entendido e suporte:
Ela observa que muitas vezes há um mal-entendido sobre a intenção por trás de suas postagens e recebe feedback misto dos seguidores:
“Muitas pessoas meio que me odiaram por fazer OnlyFans porque disseram, ‘ah, bem, mesmo que não seja nada sexual, as pessoas ainda vão enviar mensagens sexuais para você’”.
“Você não viu minha caixa de entrada no Instagram. Eles têm que pagar para me enviar mensagens no OnlyFans, mas no Instagram eles poderiam enviar coisas estranhas de graça. Então, pelo menos agora eles têm um sistema de pagamento. Eles têm que pagar para fazer isso.”
“Apesar disso, Ffion reconhece o apoio de seus fãs genuínos que apreciam sua autenticidade e contribuições ao esporte.”
O post Ffion Davies sobre a pressão das mídias sociais para atletas femininas de Jiu-Jitsu: ‘Isso dói em meus sentimentos, serei honesto’ apareceu pela primeira vez no Bjj Leste Europeu.