7 DE SETEMBRO DE 2024. Após perder o Campeonato Mundial em junho deste ano, circularam rumores aludindo a uma possível falha no teste de drogas por um atleta profissional de BJJ Fellipe André com a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA), um teste realizado em 24 de março de 2024, após sua performance de medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). Hoje, esses rumores foram confirmados. Andrew aceitou dois anos de inelegibilidade por uma violação de regra antidoping após testar positivo para uma substância proibida.
De acordo com o press release da USADA, Fellipe Andrew testou positivo para Clomifeno e seus metabólitos. Substâncias Especificadas na classe de Moduladores Hormonais e Metabólicos, que são proibidas em todos os momentos sob o Código e o Protocolo da USADA para Testes de Movimento Olímpico e Paralímpico, um protocolo também aplicado ao Campeonato Pan IBJJF de Jiu-Jitsu de 2024.
Fellipe Andrew, que há 4 dias anunciou sua saída da equipe Alliance para se juntar à Art Of Jiu-Jitsu (AOJ) ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto. Ele é agora o 13º atleta brasileiro a ser pego pelo programa anti-PED da USADA no circuito da IBJJF desde que essas triagens começaram.
Declaração completa da USADA:
A USADA anunciou hoje que Fellipe Andrew Leandro Silva, de San Diego, Califórnia, atleta de Jiu-Jitsu brasileiro, aceitou um período de dois anos de inelegibilidade por violação de regra antidoping após testar positivo para uma substância proibida.
Silva, 29, testou positivo para clomifeno e seus metabólitos como resultado de um teste de drogas em competição realizado no Campeonato Pan-Internacional de Jiu-Jitsu da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu (IBJJF) de 2024 em 24 de março de 2024. Embora a IBJJF não seja signatária do Código Mundial Antidoping (o Código), a USADA foi contratada pela IBJJF para conduzir os testes para o evento e coletou e analisou a amostra de Silva de acordo com os Padrões Internacionais da Agência Mundial Antidoping.
O clomifeno e seus metabólitos são substâncias especificadas na classe de moduladores hormonais e metabólicos, que são proibidos em todos os momentos pelo Código e pelo Protocolo da USADA para Testes de Movimento Olímpico e Paralímpico, que se aplicou com pequenas modificações ao Campeonato Pan-IBJJF de Jiu-Jitsu de 2024.
O período de inelegibilidade de dois anos de Silva começou em 16 de abril de 2024, data em que sua suspensão provisória foi imposta. Além disso, Silva foi desqualificado de todos os resultados competitivos obtidos em competições sancionadas pela IBJJF ou por qualquer signatário do Código em e após 24 de março de 2024, data em que sua amostra positiva foi coletada, incluindo a perda de quaisquer medalhas, pontos e prêmios.
Em um esforço para ajudar os atletas, bem como apoiar os membros da equipe, como pais e treinadores, a entender as regras aplicáveis a eles, a USADA fornece instruções abrangentes em seu site sobre o processo de teste e substâncias proibidas, como registrar e atualizar o paradeiro do atleta, como obter permissão para usar um medicamento necessário e os riscos e perigos de tomar suplementos, bem como drogas recreativas e para melhorar o desempenho.
Além disso, a USADA administra uma linha direta de referência de medicamentos, a Global Drug Reference Online (www.GlobalDRO.com), realiza sessões educacionais com órgãos governamentais nacionais e seus atletas e distribui uma infinidade de materiais educacionais, como um guia de suplementos, um guia nutricional, um manual de esporte limpo e alertas e avisos periódicos.
A USADA disponibiliza várias maneiras de denunciar o abuso de drogas para melhorar o desempenho no esporte em um esforço para proteger atletas limpos e promover uma competição limpa. Qualquer dica pode ser denunciada usando o Play Clean Tip Center da USADA, por mensagem de texto no número 87232 (“USADA”), por e-mail no (email protected), por telefone no número 1-877-Play Clean (1-877-752-9253) ou por correio.
A USADA é responsável pelo processo de testes e gerenciamento de resultados para atletas do Movimento Olímpico e Paralímpico dos EUA e está igualmente dedicada a preservar a integridade do esporte por meio de iniciativas de pesquisa e programas educacionais.
Clique aqui para acessar o site da USADA e a fonte do conteúdo.