Em conversa recente no Lex Fridman Show, o famoso técnico de Jiu-Jitsu John Danaher discutiu o polêmico tema da dieta e seu impacto no desempenho atlético. Danaher demonstra uma honestidade brutal sobre o papel que a genética desempenha no sucesso dos atletas de elite.
“Já vi atletas terem as piores dietas. Deus abençoe Travis Stevens, mas aquele cara ganhou uma medalha de prata olímpica basicamente no McDonald’s e em doces.
Danaher enfatiza que a relação entre dieta e desempenho não é tão simples como comumente se acredita. Ele compartilha várias anedotas para ilustrar seu ponto de vista:
“George St Pierre, durante 80% da sua carreira você foi impulsionado pelo McDonald’s e pela Coca-Cola Alfredo. Essa foi minha refeição preferida antes de uma luta pelo campeonato.”
“Gordon, para ele, sua juventude foi apenas hambúrgueres do Five Guys. Gary disse a mesma coisa.
“Trabalhei com judocas japoneses que fumavam um maço de cigarros por dia e ganharam medalhas de ouro olímpicas.”
“Trabalhei com lutadores russos que comiam tudo o que lhes era colocado à frente e o seu desempenho atlético era excelente.”
A experiência de Danaher com atletas de diversas origens e hábitos alimentares o levou a uma conclusão convincente:
“Trabalhei com outros caras que tinham o que seria considerado uma dieta muito limpa e o desempenho deles não foi melhor do que o de qualquer outro no tatame. Então, nunca vi alguém dizer: ‘Tudo bem, mudei minha dieta e por causa disso houve uma melhora mensurável nos esportes’”.
A Danaher’s acredita que embora a nutrição possa desempenhar um papel na saúde geral, não é o fator decisivo para o sucesso atlético. Em vez disso, ele sugere que a genética desempenha um papel muito mais significativo.
A discussão desafia a sabedoria convencional em torno da dieta e do desempenho, oferecendo uma perspectiva séria para atletas e entusiastas que acreditam no poder transformador das mudanças alimentares. As percepções de Danaher, apoiadas por sua extensa experiência como treinador, apresentam uma pílula preta brutal: é tudo genética.
Desbloqueie o poder de uma técnica de Jiu-Jitsu única e altamente eficaz com “A posição de fim do jogo” vídeo instrutivo. Desenvolvido por Guillaume “Gile” Huni, faixa preta de 3º grau de Jiu-Jitsu com mais de 23 anos de experiência em Jiu-Jitsu, este curso revela uma posição de crucifixo de controle lateral superior que ele aprimorou ao longo de décadas de prática e competição.