Como o Jiu Jitsu para Crianças Melhora o Foco e a Disciplina na Escola – JiuJitsu.com

Como o Jiu Jitsu para Crianças Melhora o Foco e a Disciplina na Escola – JiuJitsu.com

Nos últimos treze anos treinando e convivendo com academias de jiu jitsu, tenho visto como o jiu jitsu para crianças pode ser transformador.

Os pais inicialmente se concentram nos benefícios físicos, esperando que seus filhos aprendam autodefesa, aprendam a adotar um estilo de vida ativo, etc. Essas coisas são ótimas e vão acontecer – mas a mágica acontece fora da academia. Quando uma criança começa a treinar jiu jitsu, o que a criança aprende na academia muitas vezes se reflete em todos os aspectos de sua vida, como escola, habilidades sociais e bem-estar geral da criança.

Eu testemunhei em primeira mão crianças tímidas se transformarem em líderes confiantes e estudantes com dificuldades encontrarem um novo foco, sozinhos através do jiu jitsu.

Dos tatames de Jiu-Jitsu à sala de aula

Jiu-Jitsu infantil

Você deve estar se perguntando como uma atividade fisicamente exigente como o Jiu Jitsu brasileiro pode se traduzir em melhores notas para seu filho. O treinamento de Jiu-Jitsu oferece mais do que apenas habilidades físicas – ele ensina como acalmar sua mente e estreitar sua atenção.

As crianças aprendem a se concentrar melhor nos pequenos detalhes das tarefas. Eles aprendem como traçar estratégias, antecipar o próximo movimento do oponente e manter a calma sob pressão, bem como a interação social positiva entre seus parceiros de treino.

Concentração aprimorada por meio da consciência corporal

Ao contrário de outros esportes onde a força muitas vezes desempenha um papel importante, o Jiu Jitsu Brasileiro requer estratégia e técnica. Isso não quer dizer que a força não seja um fator – é, mas o jiu jitsu exige que as crianças tenham plena consciência de seu corpo, de seu equilíbrio e até mesmo de sua respiração. Esta clareza mental também aumenta o seu foco na sala de aula, onde podem enfrentar desafios com confiança renovada e absorver informações como uma esponja.

Disciplina e respeito: habilidades essenciais para a vida

Respeito é algo inegociável em qualquer aula legítima de jiu jitsu para crianças, pois os alunos aprendem a respeitar seus instrutores, seus parceiros de treinamento e as regras do esporte. Tendo o respeito como princípio orientador, eles se comportam com confiança diante dos professores, interagem de maneira atenciosa com os colegas e mostram deferência às figuras de autoridade.

Uma atmosfera de respeito, aliada ao bom e velho trabalho árduo, gera campeões acadêmicos. Quando os alunos se comprometem com o treinamento e dão tudo de si, eles estabelecem as bases para conquistas impressionantes. Quando as crianças aprendem a respeitar-se, é como se uma lâmpada se apagasse – os pais testemunham um aumento na confiança e num sentimento de capacidade que dura a vida toda.

Construindo resiliência e uma mentalidade de crescimento

Aula de Jiu Jitsu Infantil

O Jiu-Jitsu ensina às crianças que contratempos não são fracassos, mas oportunidades de crescimento. Assim como aprendem com as derrotas em competições ou sparrings, eles aprendem a enfrentar os desafios acadêmicos com resiliência semelhante.

Uma nota baixa em um teste não é motivo para desistir, mas sim uma chance de analisar seus erros, estudar mais ou ajustar sua abordagem e tentar novamente.

Aproveitando o poder do estabelecimento de metas

Eu acredito MUITO que os cintos não importam – apenas apareça, coloque seu kimono de Jiu-Jitsu, treine e divirta-se! No entanto, para as crianças, o sistema de promoção do jiu jitsu fornece uma estrutura clara para definir e atingir metas. Ganhar novas listras e cintos é mais do que apenas um símbolo bonito – é a prova de que as crianças estão progredindo e têm coragem para enfrentar o próximo desafio. Esse hábito de estabelecer metas, aliado à perseverança que o jiu jitsu exige, pode se traduzir em estabelecer mais metas fora dos tatames.

Habilidades sociais aprimoradas e distrações reduzidas

Embora tecnicamente a academia de Jiu-Jitsu do seu filho os ensine a sufocar pessoas e quebrar membros – na verdade, é um terreno fértil incrível para uma interação social saudável. Aprendendo a pensar juntos, as crianças cultivam a arte da colaboração, ouvindo as perspectivas umas das outras e, unidas, caminham em direção a um propósito comum.

O trabalho em equipe é o centro das atenções à medida que as crianças trocam de parceiros de treinamento, aprimorando suas habilidades sociais, discutindo estratégias e construindo confiança – é uma lição de colaboração que vale a pena. Com foco na construção de uma forte dinâmica de equipe, os alunos adquirem as habilidades necessárias para brilhar em projetos de grupo e colaborar sem esforço com seus colegas.

À medida que a sua confiança aumenta através do domínio de novas competências, é mais provável que as crianças participem ativamente nas aulas, façam perguntas e defendam-se.

Uma saída de energia saudável

Todos nós sabemos que as crianças estão cheias de energia. Quando as chamas da exuberância juvenil começam a brilhar, o jiu jitsu entra em ação, domando aquela energia selvagem com uma confiança reconfortante. Treinar de forma consistente irá ajudá-los a regular seus níveis de energia, tornando-os menos propensos a ficar inquietos ou inquietos nas aulas.

As crianças que dominam o autocontrole, tanto física quanto mentalmente, apresentam menos surtos comportamentais – uma mudança bem-vinda para pais esgotados. Um aluno bem regulamentado é como uma esponja, capaz de absorver novas ideias e conceitos em uma sala de aula onde outras crianças podem ficar atoladas.

Empoderando meninas através do Jiu Jitsu

Jiu Jitsu é bom para meninas?

O Jiu-Jitsu é uma boa atividade para meninas? SIM. Na verdade, eu desafio você a ir a uma escola qualquer de Jiu-Jitsu e assistir às aulas dos filhos, você notará imediatamente que no geral as meninas são melhores que os meninos. Não sei o que é, mas elas parecem reter os detalhes com mais facilidade e em idades onde não há realmente diferença de tamanho ou força as meninas dominam.

Acredite em mim, não há melhor sentimento do que um pai vendo sua filha não apenas se defender – mas também submeter um menino que está igualmente tentando submetê-la.

Conclusão

O Jiu Jitsu para crianças é muito mais que um esporte, é um veículo de desenvolvimento pessoal – o mesmo pode ser dito dos adultos. Além das habilidades de autodefesa e dos benefícios de condicionamento físico, o crescimento mental e emocional que ela estimula é incomparável. Esteja você pensando em matricular seu filho no jiu jitsu ou já faça parte da família do jiu jitsu, lembre-se, as lições aprendidas no tatame vão muito além da academia. Se não estiverem, talvez seja hora de procurar uma nova academia.

Deixe um comentário