Como identificar um praticante de BJJ na rua

Como identificar um praticante de BJJ na rua

Quando você é um praticante de BJJ, é útil saber como diferenciar outros praticantes de BJJ…

… por razões óbvias, como:

trocando informações sobre as melhores lojas de açaí da cidade; praticando seus movimentos favoritos na hora; e até mesmo curtindo com esses estranhos que você acabou de conhecer.

Em alguns casos, deve ser bem fácil dizer… por exemplo, se você estiver em uma competição de BJJ e olhar ao seu redor, você pode ter certeza de que a maioria das pessoas ao seu redor pratica BJJ.

Além desses casos claros, pode não ser tão fácil diferenciar os praticantes de BJJ, porque há alguns casos complicados.

Imagino que muitos de vocês diriam que “orelha de couve-flor” é um sinal bastante óbvio, mas isso não é óbvio.

Afinal, praticantes de judô e jogadores de rúgbi frequentemente desenvolvem algumas orelhas de couve-flor desagradáveis ​​também. Claro, alguns praticantes de BJJ podem ter orelhas relativamente intactas.

Então, na realidade, quando você conhece/vê alguém em um ambiente social e tenta descobrir se essa pessoa é um praticante de BJJ, o que você pode fazer é combinar e considerar vários fatores, como abaixo:

1. Essa pessoa tem algum item relacionado ao Brasil com ela?
Essa é uma dica bem pequena, porque essa pessoa pode simplesmente adorar o Brasil por qualquer razão e/ou pode ser brasileira. Não é um sinal óbvio, mas pode ajudar você, especialmente quando combinado com outros fatores.

2. Essa pessoa usa algum item de marca de luta?
Este é um pouco mais substancial do que o número 1, mas você precisa ter cuidado com este também, porque algumas marcas de luta são populares entre fãs de artes marciais que não praticam artes marciais/BJJ. Além disso, algumas marcas como Bad Boy e RVCA, por exemplo, não são exclusivamente populares entre praticantes de BJJ. Mas, se você vir essa pessoa usando MANTO ou Scramble, a chance dessa pessoa praticar BJJ aumenta significativamente. Não se engane sobre pessoas que usam itens TAP OUT – elas provavelmente dizem que treinam UFC e que BJJ não funciona nelas. Seja legal o suficiente, mas não precisa chegar perto delas.

3. Eles têm dedos machucados?
Novamente, essa não é uma característica exclusiva dos praticantes de BJJ, e assim como as orelhas de couve-flor, nem todos os dedos dos praticantes de BJJ são desgastados, mas também é um desses bons sinais. Se você apenas murmurar “spider guard?” para essa pessoa, é mais provável que ela responda de uma forma ou de outra.

4. O teste “Tokuiwaza”
Às vezes você tem quase certeza de que a pessoa com quem está falando pratica Judô ou BJJ, mas qual estilo é sua arte principal. Nesse caso, tente perguntar a ela qual é seu Tokuiwaza (ou técnica favorita). Existem alguns cenários possíveis. Se essa pessoa for um praticante de Judô, é mais provável que você ouça técnicas de Judô em japonês. Se essa pessoa for um praticante de BJJ E estiver familiarizado com esse termo japonês (essa pessoa provavelmente segue John Danaher nas redes sociais), é mais provável que você entenda movimentos de BJJ. Claro, é possível que ela não esteja familiarizada com o termo, mas aposto que mais praticantes de Judô sabem o que isso significa.

5. Eles fazem o gesto de shaka ou dizem oss?
Atualmente, esse gesto de mão e “oss” são bem difundidos entre praticantes de BJJ, mesmo que eles não tenham nascido originalmente da cultura BJJ. Se você vir alguém fazendo qualquer um desses, ou melhor, ambos, junto com outros sinais, você pode ter mais certeza de que eles praticam BJJ.

6. Eles têm pescoço grosso e ombros largos e fortes?

Anos de luta geralmente desenvolvem esse tipo de atributo…

7. Pergunte
Quer dizer, vamos lá. Depende do contexto, claro, mas se for um contexto apropriado perguntar se eles fazem BJJ, pergunte se eles praticam artes marciais. Mas, há uma armadilha também… se você receber “Jiu Jitsu” como resposta, isso também apresenta algumas possibilidades diferentes. Se a pessoa com quem você está falando é brasileira (e especialmente se você estiver no Brasil), é provável que ela esteja falando sobre o que conhecemos como Jiu Jitsu brasileiro. Afinal, é frequentemente chamado de Jiu Jitsu em vez de Jiu Jitsu brasileiro. Outra possibilidade é que essa pessoa pratique jiu jitsu “tradicional”, seja lá o que “tradicional” signifique. Então, não fique muito animado antes de saber que é Jiu Jitsu brasileiro.

Tudo bem, agora você deve ter uma ideia mais clara se eles praticam BJJ ou não!

Escrito por Masafumi Matsumoto

Desbloqueie o poder de uma técnica de BJJ única e altamente eficaz com “A posição de fim de jogo” vídeo instrucional. Desenvolvido por Guilherme “Gile” Huni, faixa preta de 3º grau em BJJ com mais de 23 anos de experiência em Jiu-Jitsu, este curso revela uma posição de crucifixo de controle superior que ele aprimorou ao longo de décadas de prática e competição.

Deixe um comentário