As travas de perna têm dominado o cenário do grappling nos últimos anos. Para se tornar competitivo no mundo moderno Jiu-Jitsu os grapplers precisam se familiarizar com os diferentes trava de perna posições para construir seus arsenais ofensivos e defensivos. No Jiu-Jitsu e tudo Artes marciais, uma área desconhecida do seu jogo pode se tornar seu ponto fraco, especialmente quando desafiada por uma competição acirrada. Não se preocupe, pois hoje falaremos sobre provavelmente a posição de leglock mais poderosa no grappling: a sela.
Qual é a sela no Jiu-Jitsu?
A sela é uma posição com muitos nomes – alguns grapplers referem-se a ela como dentro de sankaku, buraco de mel, 411 e cruz ashi. Muitos consideram-na a posição de leglock mais potente no grappling. A posição da sela controla a perna do oponente travando ambas as pernas (o mais comum é beliscar as pernas semelhante a um triângulo) acima do joelho, com os quadris levemente girados em um ângulo diferente em relação ao joelho do oponente, como no barra de joelho posição.
Esta posição é uma posição de controle poderosa com diferentes vantagens. Ele permite que você controle a habilidade do oponente de lutar manualmente, se movimentar, escapar e contra-ataque, permitindo que você controle a outra perna para criar uma posição mais estável. Acima de tudo, pode ser usado como entrada para o interior gancho de calcanhar a trava Aoki e um ponto de transição para outros emaranhados de pernas.
Entrada do Guarda Borboleta
Existem diferentes maneiras de entrar na posição do selim. Um dos mais comuns é o da guarda borboleta. Começando na guarda borboleta sentada, você deseja que sua perna eleve o oponente para apontar para o teto. A outra perna deve estar apontando para fora, para que você possa estendê-la abaixo do centro do oponente quando começar a sentar-se para a elevação.
Supondo que você esteja usando a perna esquerda para elevar o oponente, use a mão esquerda para agarrar o oponente por trás, até o quadril. A partir daqui, mergulhe a cabeça e o braço direito para um enganchar na perna mais distante do oponente. Vire seu corpo enquanto faz o movimento para ficar perpendicular ao oponente. Continue girando o corpo e levante o oponente acima de você, mantendo o gancho.
A partir desta posição, suas pernas podem ajudar, levantando o oponente e segurando-o sem esforço, independentemente de sua extensão, porque o joelho e a perna esquerdos estão perpendiculares ao chão. Use sua mão esquerda para apoiar a axila para manter distância. Enquanto mantém o gancho borboleta com a perna esquerda, use a perna direita e levante-a atrás da perna do oponente para forçá-lo a cair no chão enquanto você pousa na posição de sela.
Entrada da posição Dogfight
Esta entrada na sela a partir da posição de dogfight exigirá que você tenha um meia borboleta gancho. A primeira entrada é se você estiver em quadratura com o oponente e tiver um gancho inferior com a mão direita e um gancho borboleta na perna direita aplicado ao oponente. Use a mão esquerda para apoiar no tapete e a perna esquerda para dar um passo para o lado esquerdo.
A partir desta posição, coloque-se sob o oponente e role por baixo dele. Use sua mão esquerda para agarrar atrás do joelho do oponente que você está prendendo. Ao rolar e pousar no tapete, você estará na posição de sela. Muitas vezes, o oponente não simplesmente dará o gancho e lutará por isso. A segunda opção vem com a variação overhook. Enquanto ainda estiver com o gancho borboleta da perna direita, e agora com um overhook de direita aplicado no oponente com ele tendo um underhook até sua última lat, em vez de atirar em si mesmo e com a mão esquerda por baixo do oponente, use sua mão esquerda para agarrar para fora a perna presa do oponente e rolar.
Antes de rolar, você pode usar a mão esquerda para agarrar a canela direita por fora para ajudá-lo a controlar a rolagem se o oponente começar. espalhando. Ao pousar na posição de sela, o oponente pode agarrar sua cabeça com as duas mãos saindo do gancho; você pode soltar a sela e esticar as pernas para pousar no controle lateral.
Entrada de Reverso De La Riva
Supondo que o adversário tente ir para um corte no joelho, e você tem um De La Riva reverso com a perna direita, você quer que seu quadril fique embaixo do joelho em forma de gancho do oponente. Use sua mão direita para agarrar bem acima da panturrilha do oponente. Enquanto segura a empunhadura e o gancho RDLR, empurre o quadril do oponente com a perna esquerda e inverta no ombro direito. Puxe o gancho RDLR direito para trás e use a mão esquerda para agarrar atrás do joelho do oponente.
Ao fazer isso, inverta e atire a perna direita atrás do joelho do oponente e trave-a com a perna esquerda para formar um triângulo acima do joelho do oponente. Outra vantagem de ter a mão direita agarrada atrás da panturrilha do oponente é que isso lhe dá a capacidade de expor o calcanhar do oponente e ir diretamente para uma chave de calcanhar interna assim que o oponente cair no chão.
Agora que você está invertido e mantendo o controle no lugar, coloque a mão esquerda e segure a parte de trás do joelho preso do oponente para se apoiar, para que ele não consiga puxá-lo. Conclua o varrer batendo os quadris para a frente para pousar na posição do selim. Quando o oponente cair no tatame, seu calcanhar ficará exposto. Você pode pegar o gancho do calcanhar colocando o cotovelo direito próximo ao dedo do pé da perna presa, circulando para trás, enganchando atrás do calcanhar e travando as mãos para finalizar.
Conclusão
Quando estiver na sela, lembre-se sempre de ter um bom controle da perna do adversário para aproveitar ao máximo a posição. Um bom controle vem de detalhes importantes, como imobilizar os quadris do oponente, controlar a perna mais distante e apertar os joelhos. Comece sua jornada de leg lock praticando a posição do selim e veja como isso revoluciona seu jogo.