Carlson Gracie rebaixou Marcelo Mello depois de pedir um favor pessoal

Carlson Gracie rebaixou Marcelo Mello depois de pedir um favor pessoal

Mat Force FightwearMat Force Fightwear

  • Marcelo Mello foi rebaixado do cinto preto ao cinto marrom depois de investigar a infidelidade da namorada de Carlson Gracie – uma tarefa solicitada.

  • Mello foi acusado publicamente de traição e expulso da academia.

  • O incidente revela a dinâmica de poder volátil e profundamente pessoal da cultura de Carlson Gracie BJJ.

Marcelo Mello nunca esperou que um favor para seu mentor se tornasse o motivo de sua ruína no jiu-jitsu brasileiro. Um cinturão preto sob Carlson Gracie – uma das figuras mais emblemáticas do esporte – Mello foi encarregado de uma missão pessoal: investigue se a namorada muito mais nova de Carlson estava sendo infiel.

“Carlson teve essa namorada, 30 anos mais nova que ele … ele me ligou na minha casa e disse: ‘Marcelo, quero que você dê uma olhada no nome da garota e então você me avise o que está acontecendo porque algo me diz que não está certo.'”
– Marcelo Mello
Sumário ocultar

Ele levou a tarefa a sério, seguindo a mulher discretamente e reunindo evidências detalhadas. Quando ele se reportou a Carlson – listando a hora exata, a localização e até as roupas que ela usava enquanto com outro homem – ele esperava apreciação por sua lealdade.

Em vez disso, ele ficou surpreso.

“Quando virei a esquina em Copacabana, vi Carlson e essa senhora de mãos dadas. E então ele começou a gritar comigo que eu era um traidor … ele não me deu a chance de não dizer nada.”
– Marcelo Mello

As consequências dentro da academia

As coisas aumentaram rapidamente na próxima sessão de treinamento. Mello percebeu que seu parceiro de sparring ficando incomumente duro, incentivado pelo próprio Carlson. Logo depois, ele foi despojado de seu cinturão preto de Carlson Gracie e expulso da equipe.

“Eu pude ver de um pequeno buraco de seu GI, vi Carlson torcendo por ele para me vencer cada vez mais.”
– Marcelo Mello

Carlson, uma vez uma figura paterna para Mello, de repente se transformou em um adversário. As consequências emocionais levaram Mello a se afastar completamente de Jiu-Jitsu.

“Eu era um amigo leal, fiz o que ele me perguntou e tudo aconteceu contra mim … parei de Jiu-Jitsu por mais de seis meses.”
– Marcelo Mello
Carlson Gracie rebaixou Marcelo MelloCarlson Gracie rebaixou Marcelo Mello

Cintos não significavam nada – até que eles fizeram

Na Academia de Carlson Gracie, os cintos eram vistos como simbólicos, frequentemente descritos como meros tecidos destinados a “segurar o GI”. Mas essa rejeição de seu valor contrastava acentuadamente com o peso emocional ligado às promoções – e pelo rebaixamento do cinto de BJJ.

“O cinto de Carlson Gracie era simplesmente segurar o GI, não significava muito nos dias.”
– Marcelo Mello

No entanto, não havia como confundir a honra apegada a um faixa preta de Carlson. Poucos já ganharam.

“Ele nunca vendeu cintos pretos … você provavelmente será um médico mais rápido do que um faixa preta.”
– Marcelo Mello

O temperamento de Carlson e o preço da confiança extraviada

Mello não se esquivou de refletir sobre o temperamento de Carlson. Ele descreveu o mestre como altamente emocional, impulsivo e, às vezes, fácil de manipular.

“Ele era muito difícil, no sentido de que era tão fácil de manipular. Como uma criança … para alguns assuntos, ele era como uma criança de 12 anos.”
– Marcelo Mello

Mello especulou que essa instabilidade pode ter sido influenciada pela educação de Carlson. Criado sob o olho severo de Hélio Gracie, Carlson nunca teve escolha a não ser lutar – mesmo que ele não quisesse.

Resgate e retorno

Apesar da traição pessoal, Mello encontrou o caminho de volta ao esporte. Em 1999, ele fez sua estréia no UFC no UFC 20 – mas o salário o deixou desiludido.

Ele recusou uma segunda luta do UFC no Japão depois de receber apenas dez dias para se preparar – e a mesma compensação escassa. Eventualmente, em 2020, Mello recebeu seu cinturão preto de sexto grau por Carlson Gracie Jr., um momento simbólico de círculo completo em uma saga marcada por dor, redenção e perseverança.

Um legado complicado

Por todo o desgosto e confusão, Mello ainda tem profundo respeito por Carlson. Apesar de ter sido humilhado e despojado publicamente de sua posição, ele escolhe lembrar o mentor que ajudou a aumentá-lo nos anos mais formativos de Jiu-Jitsu.

Perguntado se ele faria tudo de novo, ele não hesitou.

“Se eu soubesse agora e pudesse voltar no tempo, faria tudo de novo … foi uma experiência muito, muito agradável.”
– Marcelo Mello
Gordon Ryan gratuito instruçãoGordon Ryan gratuito instrução
Wiltse GRATUITA instrucionalWiltse GRATUITA instrucional

Deixe um comentário