Caio Terra revela o que fez para conseguir a faixa preta de Jiu-Jitsu em 3 anos de treino

Caio Terra revela o que fez para conseguir a faixa preta de Jiu-Jitsu em 3 anos de treino

Caio Terra é um dos melhores atletas de Jiu-Jitsu brasileiro peso galo do mundo. Ele é 12x campeão mundial faixa-preta de Jiu-Jitsu e conquistou a faixa-preta em… Esperem… Três anos!
Mas como ele fez isso? Como ele fez um progresso tão notável e rápido?

Em entrevista ao Leste Europeu de Jiu-Jitsu, Caio Terra revelou que o “segredo” estava, essencialmente, na sua abordagem para aprender novas técnicas e conceitos no treinamento:

O que aconteceu foi que sempre fui bom na escola. Então, comecei a adotar a abordagem da “escola”, em vez de fazer o que todo mundo fazia na prática.

O que acontece na prática é que praticamente o professor mostra a técnica, todo mundo treina e depois treina. Mas, a maioria das pessoas não consegue se lembrar da técnica quando treina – ou, mesmo que se lembrem, não conseguem usar as técnicas perfeitamente porque cada pessoa tem um tipo de corpo diferente, cada pessoa tem um nível de força diferente… É por isso que, para que a técnica funcione, você não pode simplesmente imitá-la – você tem que entendê-la.

E na escola você sempre vê a mesma coisa, sabe? Sempre fui bom na escola, mas sempre houve aquelas outras pessoas que conseguiam tirar boas notas no início. Mas, no final do ano, não conseguiram repetir essas notas – porque, para repetir essa excelência, é preciso estudar o ano inteiro. Não apenas pelos últimos dois meses de estudos.

Então, quem estudou dois dias antes ou um dia antes das provas, no final do ano não memorizou nada. Fui bom porque sempre procurei estudar e entender o que estudei desde o início. E quando você entende algo, você não só consegue modificar e se adaptar com muito mais facilidade quando as coisas ficam mais complicadas, mas também se lembra disso para o resto da vida. Isso porque você entendeu, e não seria o caso se você estivesse apenas imitando.

Terra explicou que ele não estava apenas treinando as técnicas, mas sim tentando entender eles:

O que comecei a fazer foi estudar Jiu-Jitsu, em vez de apenas treiná-lo. Pois, não posso perfurar algo se não sei se está totalmente correto… Se ainda não tenho a mecânica corporal dominada.
Então, o que comecei a fazer foi estudar as técnicas que meu instrutor estava tentando ensinar. Eu estava fazendo meus parceiros fazerem movimentos diferentes e induzir reações diferentes deles. E a partir dessas reações eu começaria a tentar estudar e entender porque deveria fazer essas técnicas.

Eu olhava para os outros instrutores, para o que eles ensinariam, e então tentava misturar as coisas. Eu estava tentando misturar as coisas e tirar o melhor proveito de cada técnica. E acho que meu aspecto técnico evoluiu muito mais rápido por causa disso.

Não deixe de ler nossa entrevista completa com Caio Terra neste link.

Deixe um comentário