ADCC 2024 After Math, Compilação e Análise de Dados

ADCC 2024 After Math, Compilação e Análise de Dados

Nicholas Meregali Instruções

Mais uma vez, o BJJ Heroes está de volta com o último relatório de estatísticas sobre o Campeonato Mundial ADCC (Abu Dhabi Combat Club) de submission-grappling, realizado em Las Vegas, Nevada, EUA, de 17 a 18 de agosto de 2024 (confira os resultados completos do torneio aqui).

O evento foi criado em 1998 como o melhor show de luta agarrada, muito parecido com um torneio do tipo Bloodsport, onde vários esportes de combate baseados em luta agarrada, como Jiu-Jitsu brasileiro (BJJ), judô, Shootfighting, luta livre e folkstyle, Catch-Wrestling, MMA e outros se encontravam sob um conjunto de regras exclusivo para essa ampla gama de competidores.

Nos últimos 26 anos, houve uma gama de campeões de uma variedade de artes marciais, embora a força dominante tenha sido o BJJ, não o no-gi ou submission wresting, mas o Gi Jiu-Jitsu real. Essa tendência persiste até hoje, como evidenciado na semana passada, quando todos os campeões do torneio ADCC 2024 tinham um histórico de gi-jiu-jitsu e muitos ainda competem de gi atualmente.

AS SUBMISSÕES

Foi um ano interessante para os fãs do jogo de submissão. No papel, vimos um número épico de subs (45), embora isso tenha sido amplamente inflado pelas duas divisões femininas extras adicionadas em 2024 e uma superluta extra. Portanto, em termos percentuais, 2024 ainda estava em sintonia com os torneios anteriores do ADCC com uma taxa de submissão de 34% e no mesmo nível de outros torneios sem kimono de primeira linha, como o CJI, que gerou submissões semelhantes de 36%.

Proporção de submissão do ADCC dos últimos 5 eventos:

Uma das tendências que relatamos em 2022 foi como os ganchos de calcanhar estavam perdendo força no ADCC. Depois de 2017 e 2019, onde o gancho de calcanhar subiu para o segundo lugar nas finalizações mais utilizadas no torneio, 2022 viu uma queda nesses números com apenas 5 registrados. Este ano, essa tendência de queda persistiu com apenas 4 finalizações de gancho de calcanhar, 3 das quais foram na categoria masculina adulta, caindo das 3 finalizações mais utilizadas.

Dos muitos artistas de submissão nos tatames no último fim de semana, Kaynan Duarte de Atos foi o mais formidável. O brasileiro teve uma performance de ouro duplo com 8 lutas, 8 vitórias e 7 finalizações, quase igualando o recorde de Roger Gracie no ADCC de 2005 de 8 lutas e 8 finalizações e se tornando o #2 em mais subs realizadas em um único Campeonato Mundial na história do ADCC.

Adele Fornarinotambém representante da equipe Atos foi o segundo atleta com mais finalizações. Assim como Duarte, o atleta australiano também ganhou ouro duplo, conquistando 4 vitórias por finalização em 6 lutas.

Fornarino usou principalmente chaves de braço (3) e uma chave de joelho, enquanto Kaynan Duarte usou uma mistura de guilhotinas, RNCs e chaves de braço para ganhar suas medalhas.

SUBS DA PARTE INFERIOR DO CORPO VS SUBS DA PARTE SUPERIOR DO CORPO

Analisando mais a fundo os estilos Leg-Locker versus Tradicional, e apesar do aumento contínuo de leg-lockers no esporte, os macros do ADCC ainda mostram um jogo dominado por finalizações da parte superior do corpo.

Nos anos que se seguiram ao boom das finalizações com ganchos de calcanhar no submission wrestling (de 2016 em diante), as finalizações de membros inferiores (ganchos de calcanhar, kneebars, ankle locks, Aoki locks, etc.) tiveram entre 28-30% da participação geral das finalizações no ADCC. Este ano, esse número caiu para 22%.

Principais inscrições aplicadas no ADCC 2024:

65% das finalizações no ADCC de 2024 foram estrangulamentos e apenas 20% vieram de ataques de braço. Pintando essas estatísticas com traços mais amplos, estamos olhando para 22% de finalizações bem-sucedidas da parte inferior do corpo e 78% de finalizações da parte superior do corpo.

DINÂMICA ENTRE JOGADOR DE GUARDA E JOGADOR DE TOPO

O conjunto de regras do ADCC torna a vida um pouco mais difícil para os guardas do que os conjuntos de regras padrão de jiu-jitsu vistos na IBJJF. Puxar a guarda é penalizado na prorrogação, nas finais e na seção de pontos das rodadas de eliminação. Embora essa ação seja um pouco desencorajada pelo conjunto de regras, observamos 63 puxões de guarda na divisão masculina do torneio.

Embora a guarda não fosse um caminho preferido para a vitória em números gerais, sua importância ainda não deve ser negligenciada. Contabilizamos 31 varreduras nas divisões masculinas, que foram bem distribuídas entre todas as 5 classes de peso, também vimos 9 tomadas de costas originadas da guarda e 12 finalizações.

Como visto acima, a guarda tem seus méritos, mas a posição superior ainda é a rainha. A maioria das finalizações se originou de uma dinâmica de passe, ou de uma ação iniciada ao procurar a posição superior enquanto em pé, mais especificamente 32 finalizações ocorreram a partir da dinâmica da posição superior, quase o triplo do que foi observado do jogador inferior. Também vimos muito mais costas tiradas de uma disputa de queda (13) ou uma tentativa de passe (17). Somando-se a isso, 26 passes de guarda bem-sucedidos definiram a posição superior como um método de vitória superior.

O JOGO DA VARREDURA

Quais varreduras foram mais bem-sucedidas? Uma visão compreensível de como jogar como guard, com sucesso, no mais alto nível do esporte.

Varreduras aplicadas no ADCC 2024:
– 15x Lute Contra
– 3x Jogador de Topo Atacou o Pé e Caiu em Baixo
– 2x Jogador Top atacou a parte superior do corpo e caiu na parte inferior
– 2x Empurrão de Pé
– 2x Gancho borboleta
– 1x Único X Bump
– 1x Beijo do Dragão
– 1x Varredura aérea
– 1x Reversão da Tartaruga
– 1x 5050 Colisão
– 1x Arrasto de Braço
– 1x Matriz/K-Guarda

Fácil observar que quase não houve varreduras do tipo de guarda geralmente associado a jogar com as costas no tatame. Wrestle-ups e posições associadas a wrestle-up (arrasto de braço, empurrão de pé) dominaram a dinâmica de varredura em oposição às manobras do tipo K-Guard, 50/50, Berimbolo e Kiss Of The Dragon. Isso aliado ao fato de que as finalizações de gancho de calcanhar foram baixas, nos leva a concluir que o estilo de jogo de guarda “passivo” não é uma tática favorável para este conjunto de regras.

ANÕES DE LUTA JOGANDO GUARDA

O maior número de ocorrências (ações bem-sucedidas que levaram a um avanço na luta) registrado pelo BJJ Heroes foi no departamento de luta livre, com 62 quedas contabilizadas somente na divisão masculina, o que é mais do que todas as categorias combinadas em 2022. Muito impressionante, considerando que já havíamos observado um número recorde de quedas em 2022.

As quedas também dominaram qualquer outra ação de garantia de pontos neste ano, sejam elas pegadas pelas costas (43), passagens de guarda (26), raspagens (31) ou mesmo finalizações.

De todos os campeões da divisão masculina do ADCC, a maioria utilizou o wrestling como uma de suas principais ferramentas, exceto Felipe Pena em +99 quilos, que só aplicou suas habilidades de queda com sucesso uma vez no torneio. Giancarlo Bodoni (5 quedas) e Mica Galvao (4) estavam entre os mais bem-sucedidos em forçar seus oponentes ao tatame, mas o mais bem-sucedido nessa habilidade foi o Team Lloyd Irvin’s Elijah Dorsey com 6 arremessos, que terminou em 4º lugar na categoria até 77 quilos.

TAKEDOWNS MAIS USADOS

Outra parte interessante da microanálise do ADCC é como o jogo de luta livre evoluiu ao longo dessas últimas edições, com diferentes escolas mostrando ênfase variada em uma série de aspectos do jogo de queda. Por exemplo, atletas de escolas como a Atos Jiu-Jitsu, a academia mais dominante no torneio ADCC de 2022, mostraram uma propensão a usar gravatas pesadas, enquanto os arquirrivais New Wave mostram mais atenção ao jogo de luta corpo a corpo.

Depois de tudo dito e feito, o ADCC mostra como a Submission Wrestling mistura técnicas comuns de Freestyle Wrestling, Grecco Roman e Judô, como indica o quadro com as técnicas de arremesso utilizadas neste ano.

Tipos de quedas usadas no ADCC 2024:
– x15 Perna Única
– x13 Perna Dupla
-x5Ushimata
– x5 Lançamento por
– Aumentar para x5
– x5 Genérico (escorregar / empurrar)
– x4 Trava Corporal
– x3 Toque de Joelho
– x3 Arrasto de Braço
– x3 Escolha do tornozelo
– x1 Carro Kouchi

PASSAGEM DE GUARDA, PRESSÃO FAZ DIAMANTES

Números impressionantes também foram observados no jogo de passes, estilo que continua sendo o melhor caminho para conquistar posições-chave de finalização como as costas e a montada. 2022 nos permitiu observar 27 passes na categoria masculina. Este ano, 26. Números muito semelhantes. Também vimos 17 backtakes e 17 controles de montada ocorrendo a partir da dinâmica de passes, tornando este um dos caminhos mais eficientes para a vitória.

Passes de Guarda Aplicados no ADCC 2024:

Como você pode ver pelos tipos de passes de guarda aplicados com sucesso no ADCC de 2024, nenhum passe foi estabelecido de uma posição externa. Nenhum Toreando, nenhum passe de salto, nenhum empilhamento também. Quase todos os passes registrados vieram de alguma forma de conexão peito a peito ou peito a quadril.

Em nosso relatório de análise do ADCC After Math de 2020, escrevemos a seguinte conclusão:

Em suma, o que os dados nos mostram, repetidamente, é que o conjunto de regras do ADCC favorece um atleta que é agressivo ao tentar quedas, ou luta muito bem, gosta de passar pressão e tem mentalidade posicional. Ou seja, um atleta que trabalha para conquistar posições dominantes e mantém seu controle ou o melhora.

Do jeito que está, os dados são tão conclusivos hoje quanto eram há dois anos e não vemos razão para reescrever essa declaração.

John Danaher BJJ escapa

Deixe um comentário