A verdadeira diferença de nível entre as divisões faixa-preta de Jiu-Jitsu Master e Adulto

A verdadeira diferença de nível entre as divisões faixa-preta de Jiu-Jitsu Master e Adulto

Divisões Masters vs Adulto – Faixa Preta

Postagem convidada de David ‘Malandro’ Onuma, faixa preta 4º grau de Jiu-Jitsu do Mestre Ricardo De La Riva e chefe do CFS BJJ.
Ele é atual e 6x campeão europeu da IBJJF. David Onuma também é instrutor certificado em artes marciais como Jeet Kune Do, Kick Boxing, Maphilindo Silat e Combat Submission Wrestling (sob a direção de Erik Paulson).

Esta certamente não é a primeira vez que este tópico é mencionado, mas é a primeira vez que “falo” sobre ele publicamente e por escrito.

Houve um tempo (há muitos anos) em que talvez a opinião geral fosse que se você lutasse na categoria Adulto era muito mais ‘difícil’ do que se você lutasse na categoria master. Acho que talvez antigamente isso fosse verdade, principalmente tendo em mente que não havia muitos competidores de Masters na faixa preta. Além disso, e de forma significativa, não se pode ignorar o facto de os adultos lutarem durante 10 minutos em vez de 5 para os mestres.

No entanto, posso certamente afirmar, com base na minha própria experiência pessoal, bem como no que observei, que a “reserva de tubarões” em O nível Master é muito mais profundo e, para ser honesto, mais assustador. O que quer que você tenha feito antes nas faixas inferiores da divisão Masters, na minha opinião, não pode prepará-lo adequadamente para o nível Masters Black Belt. Haverá exceções? Claro… mas no geral… não vai! Por que eu digo isso?

Na divisão Masters você pode literalmente lutar contra as lendas do nosso jogo em qualquer competição importante. Praticantes que estão na mesma faixa etária que você, mas… ah, a propósito, talvez sejam faixas pretas há mais tempo do que você realmente treina.

Em minha carreira competitiva como faixa-preta, geralmente tenho tido bastante sucesso, mas sempre que enfrento faixas-pretas de melhor classificação, a maior diferença é a experiência deles, obviamente a habilidade e o tempo de tatame.
Quando eu lutei com Meter Nelson Monteiro Faixa preta 6º Grau nas semifinais do Mundial de master em 2013, sua calma, paciência e conhecimento o ajudaram a frustrar meu jogo, me derrubar e passar minha meia guarda. Eu senti como se tivesse um peso superpesado no peito, mas na realidade ele provavelmente era um pouco mais leve que eu. Quando o vi no cercado, já estava tonto tentando contar as listras em seu cinto.
Ele então destruiu seu próximo oponente, que agora é campeão mundial masters com 2 x kimono e sem kimono.

Já lutei no 5º Grau (Admilson Brites), no 4º e no 3º grau, e como eu disse, embora eu tenha me saído bastante bem, a experiência desses professores de professores realmente entra em jogo.

Davi

David Onuma

Embora a experiência possa ir contra você, é uma via de mão dupla. Como faixa preta há 6 anos, me deparo com lutadores muito bons que talvez não tenham a mesma experiência que eu dentro ou fora dos tatames de competição.
Com certeza no nível Masters, se você cometer um erro, esse pode ser o último no que diz respeito à luta e, mesmo que a luta dure apenas 5 minutos, ele ensina você a evitar cometer erros bobos e a tirar vantagem daqueles que fazer.

Saulo Ribeiro é um dos melhores exemplos de uma dessas feras assustadoras junto com todas aquelas outras como Rodrigo Medeiros que é faixa preta 5º grau Carlson Gracie que está lutando na minha categoria no Pan ams ainda este mês. Teria sido uma honra dividir o tatame competitivo com ele, mas não estarei lá.

É claro que existem tantas variáveis ​​que podem entrar em jogo a qualquer momento nos tatames de competição, sem falar na sorte, crença e fé, mas sempre confiarei no meu treinamento e orientação que me foi dada pelo meu treinador principal Mestre Ricardo de la Riva e todos aqueles outros que me ajudam a melhorar.

Espero que isso ajude a dar uma pequena visão sobre as divisões master de luta na faixa preta.

Oss!!

#‎Combate inteligente

David ‘Malandro’ Onuma é faixa preta 2º grau do Mestre Ricardo De La Riva e chefe do CFS BJJ.
Atual e 6x campeão europeu da IBJJF:

Aprenda as melhores maneiras de adicionar Kimura ao seu jogo usando estratégias lendárias do pioneiro do Jiu-Jitsu e lutador campeão de MMA Rafael Lovato Jr.!

  • Rafael Lovato Jr. compete no Jiu-Jitsu há mais de 20 anos e é um dos cinturões traseiros americanos mais condecorados da história do Jiu-Jitsu, conquistando títulos mundiais da IBJJF com e sem kimono, ouro no Brasileiro (primeiro americano a fazê-lo), e ostenta um recorde de 10-0 no MMA.
  • Lovato Jr. usa a kimura desde os 15 anos e a finalização continua sendo seu método mais confiável para finalizar seus oponentes.

Deixe um comentário