A Origem do Triângulo Como Símbolo do Jiu-Jitsu

A Origem do Triângulo Como Símbolo do Jiu-Jitsu

Você já reparou que quase todas as academias de Jiu Jitsu usam o triângulo como logotipo?

Para quem não conhece a história por trás, aqui vai uma breve explicação e a origem deste símbolo do Jiu-Jitsu! O Triângulo Gracie é o símbolo mais reconhecido da antiga Academia Gracie, onde os irmãos Carlos e Helio ensinavam Jiu Jitsu. O triângulo representa uma base firme e estável que um praticante de Jiu Jitsu deve ter, e seus três lados representam a mente, o corpo e o espírito, os três componentes do Gracie Jiu Jitsu.

Segundo Rickson Gracie, o triângulo vai além do simbolismo acima:

“Se você imaginar um triângulo perfeito em três dimensões – em forma de pirâmide – você pode ver como você pode empurrá-lo para qualquer lado, e ele sempre será estável. Ele recupera sua posição sólida todas as vezes. A aplicação deste conceito funciona dessa forma. Quando você está montado em seu oponente e tem três pontos de contato, ele pode movê-lo e você encontrará facilmente seu terceiro ponto novamente. Não importa como ou onde ele o mova, você será capaz de encontrar seu terceiro ponto de apoio”

Graça Triângulo

O uso do triângulo começou graças a esta foto do Grão-Mestre Carlos Gracie e Helio Gracie em uma demonstração de Jiu Jitsu, que foi usada na capa do primeiro livro instrucional de Jiu Jitsu, escrito por Carlos e publicado em 1948 pela Pongetti. Observe como o posicionamento corporal dos dois forma um triângulo perfeito.

Escrito por Bruno Fugazza (Traduzido do português do excelente site brasileiro BJJforum.com.br .

Leia o artigo original em português

Deixe um comentário