A estratégia comprovada para nunca se machucar no Jiu-Jitsu

A estratégia comprovada para nunca se machucar no Jiu-Jitsu

Não importa se você é um iniciante ou um veterano experiente no Jiu-Jitsu, e não importa se você tem 20 ou quase 50 anos – o momento certo para começar a prevenção de lesões é AGORA.
E sim, claro, acidentes acontecem e lesões podem surgir a qualquer hora e em qualquer lugar. Mas você não precisa deixar tudo ao acaso! Você deve tomar medidas ativas para evitar que isso aconteça tanto quanto possível.

Vamos dar uma olhada em três estratégias comprovadas que você pode utilizar imediatamente em sua busca pela liberdade de lesões.


NÃO IGNORE AS PEQUENAS LESÕES

Não vamos mentir para nós mesmos. Se você treina há mais de, digamos, 6 meses – então é provável que você já tenha sofrido uma ou duas pequenas lesões. E embora você pudesse ter conseguido evitar esses ferimentos específicos sem que piorassem, nunca é uma boa estratégia a longo prazo simplesmente ignorar as lesões e “treinar através delas”.

Porque, claro, você pode conseguir treinar com sucesso mesmo com uma torção no tornozelo ou um cotovelo levemente torcido… Mas você também pode não ter tanto sucesso, certo? Você pode acabar com tendões rompidos e agora terá que descansar por um período muito mais longo do que teria sido se você tirasse uma folga imediatamente.

Ouça seu corpo. Não ignore os ferimentos menores e os sinais de alerta, mas descanse um pouco. A longevidade do seu Jiu Jitsu vai agradecer.


POR FAVOR, APENAS AQUEÇA E ALONGUE

Ah sim, aquecimento e alongamento… Conselhos básicos? Sim! Sempre seguido? Bem, hum…

Sim, sabemos que às vezes pode ser chato. E sim, sabemos que às vezes você só quer começar a rolar e/ou simplesmente ir para casa depois de uma cansativa sessão de rolagem e que ainda tem alguns trabalhos de escritório que precisa fazer o mais rápido possível e… Mas, vamos lá. O aquecimento e o alongamento podem levar um total de 30 minutos, então realmente não ocupa muito tempo da sua programação.

Aquecimento e alongamento são *mágicos*. Da mesma forma, considere alongar-se e fazer ioga nos dias em que não treina. Ele traz imensas vantagens para a saúde por si só, mas também trará inúmeros benefícios para sua jornada no Jiu-Jitsu.


UM TOQUE TODOS OS DIAS MANTÉM OS MÉDICOS LONGE

Preste atenção às palavras deste antigo provérbio de luta e bata cedo tanto ao perfurar quanto ao rolar.

O que isso significa? Significa que você não deve deixar seus parceiros de treino aplicarem muita pressão e/ou esticar seu ombro, seu braço, seu joelho, seu tornozelo… a ponto de você ter que bater.
O objetivo do treinamento não é submeter as pessoas. É treinar técnicas para se acostumar a executá-las corretamente, e isso pode ser feito sem terminar a finalização. Não é sucumbir ao seu ego, tentar escapar do gancho de calcanhar bem aplicado e quase acabado; mas tocar imediatamente e reiniciar, para que você possa continuar rolando e se tornar um jiujiteiro melhor.

Comunique-se com seus parceiros de treino e diga-lhes que não há necessidade de bloquear as finalizações de forma completa e explosiva, que você tocará quando necessário. Se você estiver na escola certa de Jiu-Jitsu, eles vão entender.

Se você ama Jiu Jitsu, então quer continuar treinando com o passar dos anos. Então faça um favor a si mesmo e comece a prevenir lesões imediatamente, agora mesmo.

Pare de se sentir dolorido, cansado e machucado e comece a ser preventivo com suas lesões. É hora de se tornar à prova de balas para o Jiu-Jitsu!

  • Obtenha rotinas de exercícios específicas de luta livre para desenvolver mobilidade, força, aderência e núcleo, com ou sem academia
  • Este sistema foi projetado pelos faixas marrons e pretas de Jiu-Jitsu e gurus de fitness profissional Joe Worthington e James Tomlinson
  • Obtenha diferentes exercícios, séries, repetições e muito mais para manter seus treinos atualizados e dinâmicos:

Deixe um comentário