Khabib Nurmagomedov, conhecido pela humildade e respeito pelas tradições das artes marciais, foi faixa-branca em uma academia de Jiu-Jitsu em Dubai, apesar de ser campeão do UFC, campeão mundial de Sambo e faixa-preta de Judô. Isso é um reflexo de seu caráter e respeito pela disciplina específica do Jiu-Jitsu Brasileiro. No Jiu-Jitsu, os cinturões são concedidos estritamente dentro da disciplina, e a classificação em outras artes marciais não confere automaticamente um cinturão superior.
A decisão de Khabib de usar a faixa branca demonstra sua humildade e reconhecimento de ser iniciante no Jiu-Jitsu, apesar de sua extensa e impressionante trajetória em outros esportes de combate. Esta atitude é consistente com os valores de muitas artes marciais, incluindo o respeito pela arte e pelos seus praticantes, e um compromisso com a aprendizagem e melhoria contínuas, independentemente das conquistas anteriores.
Além disso, como muçulmano devoto, as ações de Khabib também se alinham com os princípios de humildade e respeito enfatizados no Islão. A sua abordagem reflecte a compreensão de que cada disciplina tem o seu próprio percurso e que se deve mostrar respeito por esse percurso, começando desde o início ao entrar numa nova área.
Aqui Khabib reconhece seu status de iniciante no Jiu-Jitsu brasileiro, apesar de ser altamente talentoso em outras artes marciais.
Khabib enfatizou: “Eu não falo muito, mas o mais importante assim é muito importante em sua mente, vocês têm que permanecer humildes, permanecer na faixa branca em sua mente, mesmo que você seja faixa preta, não importa, mesmo que você faixa dourada da Louis Vuitton ou algo assim não importa, você tem que definir na mente a faixa branca e sempre respeitar os treinadores, a família, os pais, todo mundo.” Este sentimento ressoa profundamente na comunidade das artes marciais, enfatizando o respeito, a humildade e o aprendizado contínuo.