Marcus “Buchecha” Almeida, um dos atletas brasileiros de maior sucesso da Jiu-Jitsu da história, parece ter fechado o capítulo sobre sua carreira na competição por GI.
Durante uma aparição recente no Conectar elenco Podcast, o 13 vezes campeão mundial do IBJJF compartilhou suas reflexões sobre seu legado e explicou por que ele não planeja retornar ao esporte que o fez um nome familiar:
Eu acho que foi um capítulo fechado.
Eu fiz o que ninguém fez.
A aparição final de Buchecha no Campeonato Mundial do IBJJF ocorreu em 2019, terminando uma década de domínio que começou com sua primeira vitória no título mundial em 2011.
Nesses dez anos, ele ficou conhecido como um dos atletas mais completos do esporte, destacando-se na competição GI e não-GI.
Com o início da pandemia Covid-19 em 2020 e a parada temporária dos torneios Jiu-Jitsu, Buchecha usou o momento como ponto de virada.
Ele começou a treinar em MMA em período integral, juntando forças com combatentes de elite como Daniel Cormier e Cain Velasquez.
Apesar da evolução contínua da luta profissional, incluindo bolsas de prêmios maiores e mais exposição, Buchecha diz que o dinheiro nunca foi o fator decisivo:
Eu não iria acordar para fazer uma luta que venho fazendo há tanto tempo.
Meu primeiro campeonato mundial foi 2011 e o último foi 2019.Fiquei lá por 10 anos praticamente no topo, dominando a categoria nesses 10 anos.
Ele enfatizou que sua decisão de se afastar veio de um senso de realização pessoal:
Em 2019, eu ainda queria lutar, mas percebi que não estava mais atrás de ninguém.
Eu não precisava passar por ele, não precisava passar por Roger, não precisava passar por Fulano.Eu estava lutando para ser melhor do que no ano passado.
Essa mudança de motivação se tornou ainda mais pessoal com o tempo:
A busca não era mais para ninguém, era eu tentando ser melhor do que eu.
E quando você vence seu objetivo, fica calmo para parar.
Quando perguntado se algum confronto pode tentá -lo de volta aos tapetes, Buchecha admitiu que uma superfície com Roger Gracie seria o único que poderia chamar sua atenção.
Embora ele tenha acrescentado que também não está perseguindo essa oportunidade.
Jiu-jitsu da preguiça: Você pode ser lento e não atlético e ainda chutar o bumbum no jiu-jitsu.