Chris Haueter propõe simplificação revolucionária do sistema de faixas de Jiu-Jitsu

Chris Haueter propõe simplificação revolucionária do sistema de faixas de Jiu-Jitsu

Chris Haueter, um dos faixas-pretas não brasileiros de Jiu-Jitsu originais do “Dirty Dozen”, propôs recentemente uma simplificação revolucionária do sistema de faixas de Jiu-Jitsu.

Inspirado nas artes marciais tradicionais japonesas, que historicamente usavam apenas três faixas, ele sugeriu condensar a estrutura apenas em faixas brancas, marrons e pretas, com três listras cada.

Ele acredita que isso representaria melhor as etapas do aprendizado: faixa branca para iniciantes, faixa marrom para fundamentos avançados e faixa preta para domínio e dedicação contínua.

Heuter também expressou ceticismo em relação a categorias como as faixas coral e vermelha, sugerindo que elas foram adicionadas como uma forma de os faixas-pretas mais antigos criarem novos marcos para si próprios:

Os faixas-pretas mais antigos queriam adicionar outra faixa.

E, bem, quando se trata de conseguir a faixa preta de verdade…
Só há uma coisa que impede você de conseguir isso, aos olhos de Haueter.

E isso na verdade é parar de treinar Jiu-Jitsu Brasileiro:

A única coisa que pode realmente impedir você de alcançar a faixa preta é desistir.

Confira no podcast Combat Base, para mais insights do faixa-preta OG:

Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.

Bem-vindo ao SLOTH Jiu-jitsu – o programa definitivo para conservar energia, utilizar o peso corporal e não ter pressa! Uma estratégia especialmente eficaz para competidores mais velhos ou menos atléticos, mas adequada e altamente recomendada para todos os praticantes de jiu-jitsu. 12 capítulos ministrados presencialmente pelo Faixa Preta 3º Grau de Jiu-Jitsu Gile Huni.

Deixe um comentário