Os Slams devem ser legais no Jiu-Jitsu/Grappling?

Os Slams devem ser legais no Jiu-Jitsu/Grappling?

Slamming é uma das coisas geralmente desaprovadas, a menos que um conjunto de regras específico permita explicitamente. A maioria das competições de luta livre proíbe golpes da guarda, mas há exceções.

Este movimento pode nocautear alguém ou até mesmo paralisá-lo. Já aconteceu com Gabriel Diniz que perdeu o movimento dos braços e das pernas ao levar uma pancada no pescoço. Felizmente ele recuperou alguns movimentos e sentimentos.

Do ponto de vista médico, esse tipo de trauma causa dores nas costas, pode causar perda de ar devido à pressão do plexo solar, espasmos musculares, convulsões e paralisia.

Gianni Grippo levou uma pancada na cabeça nas seletivas do ADCC e ainda conseguiu finalizar o adversário com o estrangulamento:

No esporte, Jiu-Jitsu, a maioria dos lançamentos padrão de judô e luta livre são legais, mesmo que pareçam um slam.

Muitas federações de Jiu-Jitsu não definem claramente a diferença entre um slam, um lançamento/queda.

A regra é que a queda deve ser realizada em movimento contínuo, sendo permitida a força natural do movimento. Além disso, você não pode levantar seu oponente no ar, fazer uma pausa, andar e então bater o oponente no tatame.

É assim que o slam é descrito no livro de regras da ibjjf:

bater

A altura a que você eleva um oponente também influencia. A maioria das regras determina que você tem a responsabilidade de derrubar o oponente com segurança depois de pegá-lo.

Uma opção para tais situações é abaixá-los ou, alternativamente, rebaixar seu oponente para um nível mais seguro do que uma quebra de guarda permanente.

De acordo com as regras atuais:

A IBJJF proíbe Slams para todos os cinturões em todas as circunstâncias.

ibjjf

UAEJJF também proíbe:

uaewjjf

A Grappling Industries também foi banida, embora seja bastante progressista no gerenciamento de regras.

E no que diz respeito ao EBI, embora os detalhes pares de todos os envios sejam permitidos, os slams atualmente não são.

De volta ao EBI 2, houve alguma controvérsia durante Dane Molina x Joe Murphy. Dane pegou Murphy em um triângulo da guarda e Murphy defendeu levantando. Isto foi seguido por uma batida durante a qual as cabeças dos dois lutadores colidiram e o nariz de Dane começou a sangrar.

Independentemente disso, hoje em dia na EBI, quando você pega um oponente acima do quadril, ele tem que desistir da finalização. Curiosamente, esta regra ainda não aparece no cartão de regras que pisca antes do início do evento.

69

70

É claro que alguns outros eventos como o Polaris não proíbem isso:

É aqui que uma habilidade chamada ukemi se torna útil. Foi exatamente nisso que Garry Tonon trabalhou para aguentar Rousimar Palhares.

claro que no ADCC também era legal, mas apenas em circunstâncias específicas, mas agora eles também eliminaram as pancadas pelas costas.

Jeff Glover foi notoriamente derrotado em sua luta contra Geo Martinez e você pode ver o quão profundamente isso o está afetando no clipe abaixo.

O que você acha, bater é um tipo de trocação que não tem lugar em uma competição de Jiu-Jitsu?

Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.

Bem-vindo ao SLOTH Jiu-jitsu – o programa definitivo para conservar energia, utilizar o peso corporal e não ter pressa! Uma estratégia especialmente eficaz para competidores mais velhos ou menos atléticos, mas adequada e altamente recomendada para todos os praticantes de jiu-jitsu. 12 capítulos ministrados presencialmente pelo Faixa Preta 3º Grau de Jiu-Jitsu Gile Huni.

Deixe um comentário