Merab Dvalishvili apareceu recentemente em Podcast do Homem Simples e compartilhou insights sobre como ele desenvolveu seu notável cardio.
Dvalishvili tem se destacado consistentemente por sua capacidade de manter um ritmo implacável ao longo de suas lutas, desgastando adversários de elite ao longo de vários rounds.
E, embora seu grappling esteja entre os melhores do esporte, é seu cardio incansável que tem feito a diferença em inúmeras lutas.
Dvalishvili revelou que seu cardio nem sempre foi tão bom e não era algo natural para ele:
Acho que é só treinar.
Porque eu lembro quando comecei a treinar e quando não estava treinando ficava cansado e era normal, como nada.Também no Judô a partida dura apenas 5 minutos, há intervalos entre as partidas.
Cada vez que você tenta algo e até começar de novo há pausas, não é como se fossem 5 minutos.Há pausas, quando você tenta uma queda e antes de se levantar e voltar para a posição novamente.
Mas meu estômago estava doendo de tanto cansaço, sabe?
Dvalishvili explicou que seu cardio é o resultado de anos de esforço consistente:
Com o passar dos anos, continuo forçando, treinando.
Mesmo quando estou viajando, mesmo que não consiga fazer sparring, wrestling ou Jiu-Jitsu, pelo menos corro.
Ele elaborou ainda que é exatamente a corrida – em suas diversas formas – que é uma grande razão por trás de seu excelente cardio:
Estou muito ocupado.
Se eu correr antes das reuniões ou se tiver que ir a algum lugar, mesmo que tenha uma hora e 45 minutos, vou apenas tentar correr em alta velocidade.
Se eu terminar o dia e tiver que correr então posso correr mais, não meço a distância.Às vezes tenho pouco tempo e procuro correr (em) velocidade, se treino tarde da noite ou o que quer que seja, gosto de correr e correr muito.
Às vezes também, de vez em quando, gosto de encontrar morros e simplesmente ir. Se forem colinas curtas, sobe e desce, sobe e desce.
Preguiça Jiu-Jitsu: você pode ser lento e pouco atlético e ainda assim arrasar no Jiu-Jitsu.