8 DE OUTUBRO DE 2024, depois que os primeiros e segundos colocados no pódio da divisão ultrapesado do Campeonato Mundial da IBJJF deste ano testaram positivo para melhoradores de desempenho e foram oficialmente destituídos de suas medalhas (mais em #1 Yatan Bueno Teste PED aqui e #2 Pedro Alex aqui) no mês passado, a Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro anunciou agora quem será o medalhista de ouro oficial. O título de maior prestígio em nosso esporte será concedido a Seif-Eddine Houmine do Marrocos, que havia perdido nas semifinais para Yatan (o agora suspenso ex-campeão) em uma desclassificação peculiar após receber 4 penalidades por segurar o cinturão do adversário por muito tempo.
Seif-Eddine Houmine, de 36 anos (50-17-0), é agora o primeiro marroquino campeão mundial da IBJJF na faixa-preta adulta e o segundo africano a vencer a prova depois de Angola João Roque conquistou o título em 1997.
De acordo com o último comunicado de imprensa da IBJJF (leia aqui) a nova classificação do Campeonato Mundial da IBJJF 2024 é a seguinte:
1º lugar – Seif-Eddine Houmine
2º lugar: Guilherme Augusto
3º lugar – Kjetil Lydvo
3º lugar – Hélder José Junior “Tropeco”