Escrito por Simon Hayes, faixa preta de BJJ e instrutor na Carlson Gracie London, Reino Unido.
Este é o meu favorito. Um verdadeiro diálogo old school do tipo “eu já fui um contendor” dos anos 1970.
Em meados dos anos 80, eu estava competindo em BMX (uma corrida anaeróbica de 40-50 segundos) e o esporte estava muito à frente da curva quando se tratava de força e condicionamento, conhecimento de nutrição e, especialmente, mentalidade (estávamos usando técnicas de visualização aos 14 anos). Por quê? Como? O esporte nasceu na Califórnia e a indústria fitness estava anos-luz à frente de qualquer outro lugar naquele momento e houve um gotejamento para o BMX do atletismo e do futebol universitário. Apesar de sermos crianças de Londres, copiávamos tudo o que os profissionais americanos escreviam sobre seus regimes de treinamento em revistas.
De qualquer forma, meu patrocinador pagou para eu entrar em uma academia de musculação quando eu tinha 15 anos. Naquela época, levantar pesos era considerado, na melhor das hipóteses, um pouco estranho e, na pior, fazia de você um membro de um subculto estranho que era desaprovado pelo público em geral.
Lembro-me de dizer orgulhosamente ao meu professor de educação física que eu estava levantando pesos para BMX (ele era um daqueles caras da velha escola que estava sempre usando um suéter de tricô velho, shorts de futebol dos anos 70 muito apertados e meias de futebol). Lembro-me distintamente dele dizendo “tenha cuidado, esses pesos vão te deixar mais lento”.
De qualquer forma, estou divagando – Nós realmente não precisamos dar tempo para aqueles velhos rumores esportivos dos anos 70 hoje em dia, não é? Afinal, não importa se estamos falando de velocistas de 100m, 400m ou 800m. Não importa se estamos falando de jogadores de futebol da Premier League ou jogadores de futebol americano que correm 100 metros em 10 segundos. TODOS eles levantam pesos. Os pesos os tornam mais lentos?
Novamente, estamos de volta à ideia de que alguns meses na academia vão de repente fazer as pessoas andarem pesadamente por aí como um candidato ao título de Homem Mais Forte do Mundo ou Mr Olympia. Deixe-me ser claro, isso não vai acontecer a menos que você esteja consumindo 10.000 calorias por dia, todos os dias, tomando esteroides anabolizantes, programando seu alarme para as 4 da manhã para comer mais atum e tenha a melhor genética de 0,05% para construir músculos.
Para você e para mim, Sr. e Sra. Average, os pesos vão nos tornar mais rápidos em qualquer esporte que escolhermos praticar. Agora, eu poderia entrar no *modo* de levantar pesos e começar a falar sobre as especificidades do esporte em detalhes ou sobre a explosão, mas isso seria ir muito fundo para essas pequenas postagens sobre “falácias do condicionamento físico”.
Tudo o que você precisa saber é isto: se você não está levantando pesos, DEVERIA estar. Eles vão te deixar mais forte, o que por sua vez vai te deixar mais rápido.
Rolling Strong combina exercícios científicos e rotinas especificamente voltadas para luta agarrada.
Phil Daru é um treinador de desempenho para mais de 200 lutadores de nível de elite em todos os aspectos dos esportes de combate.
Aprenda uma abordagem abrangente que abrange tudo, desde aquecimentos adequados até exercícios projetados para melhorar sua guarda!