Lealdade, deslealdade e traidores no Jiu-Jitsu brasileiro

Lealdade, deslealdade e traidores no Jiu-Jitsu brasileiro

CreonteCreonte
DVD de instrução BJJ grátis de John DanaherDVD de instrução BJJ grátis de John Danaher

O termo Creonte é específico para a comunidade BJJ. Um Creonte se refere a uma pessoa que é desleal e traidora. No entanto, essa percepção é frequentemente muito unilateral e aberta à interpretação. Lealdade no Jiu-Jitsu é algo que podemos ouvir o tempo todo. É falado no Jiu-Jitsu brasileiro provavelmente mais do que em qualquer outro esporte. Vamos ver o que é um Creonte e se há alguma substância em toda a controvérsia por trás disso. É realmente algo que vale a pena falar? Qual é o significado real da palavra Creonte?

Obter uma faixa preta em BJJ leva a maior parte de uma década para a maioria das pessoas. Na verdade, geralmente leva mais de uma década. Durante esse tempo, você conhecerá muitas pessoas nos tatames e fará muitos amigos.

Na sua academia, aqueles que você conhece desde o primeiro dia não são mais apenas parceiros de treino – eles são amigos, e bons amigos. Em alguns círculos, isso é até percebido como uma família. Não importa como você os nomeie, os laços que se formam entre os companheiros de equipe após anos de treinamento juntos são fortes.

Mas, eles são fortes o suficiente para fazer você ficar na sua academia mesmo que ela não seja a melhor opção para você, devido a vários motivos? O termo Creonte é fonte de muita controvérsia no mundo do Jiu-Jitsu, onde o respeito é uma grande parte da cultura. No entanto, o respeito nem sempre é vinculado à lealdade, e ser um Creonte significa ser desleal, mas não necessariamente desrespeitoso.

De treinar em várias academias ao mesmo tempo até mudar para outro time, você pode se tornar um Creonte em questão de horas. Você tem muito medo de ser rotulado como um Creonteou você não tem problema com essa tag?

O que significa Creonte?

Vamos começar com um apelido muito popular para pessoas “desleais” no Brasil. O termo comum, que rapidamente pegou nas academias de BJJ, é “Creonte”. Alguns afirmam que o apelido é algo que o Mestre Carlson Gracie inventou.

Você esperaria que um personagem como Carlson tivesse um nome inventado para pessoas que deixariam sua academia e iriam para outra. A história tem Carlson adotando um nome de uma novela brasileira popular chamada Mandala. Ela apresentava um personagem que estava constantemente trocando de alianças e sendo repetidamente desleal.

No sentido do Jiu-Jitsu brasileiro, rotular alguém de Creonte significa chamá-lo de traidor. Embora traição seja uma palavra forte para algo tão benigno quanto visitar outra academia de BJJ, a frase, junto com fortes sentimentos pelo barer, existe como parte do BJJ até hoje.

Cultura Creonte em Academias de BJJ

Políticas de academia como a que Carlson Gracie tinha infelizmente ainda existem hoje, proibindo alunos de fazer treinamento cruzado e rotulando-os de Creonetes. Quando você é um aluno treinando em uma academia de BJJ, você pode se deparar com essa política de “não treinar em um lugar diferente”. Isso é realmente muito comum no mundo do BJJ.

Algumas academias levam esse assunto ao ponto de proibir a participação em seminários que acontecem na sua cidade, só porque uma academia diferente é organizadora. Imagine ter Rafel Lovato Jr. dando um seminário e você não pode ir ou será rotulado como um Creonte.

Algumas pessoas até se dão o direito de desaprovar engajamentos positivos nas mídias sociais em relação a outras academias. Se você parabeniza alguém por seu sucesso em uma competição, por exemplo, você pode acabar novamente como um Creonte.

Se você faz parte de uma academia assim, você pode querer considerar seu futuro, mesmo que isso custe a se tornar um Creonte. As academias McDojo são bem famosas por empregar a ameaça do Creonteísmo como um meio de impedir que seus alunos saiam.

Abandonar uma academia necessitada por razões egoístas não é algo respeitoso a se fazer em nenhuma circunstância. No entanto, procurar a melhor opção disponível para você, sendo direto sobre isso, é uma coisa diferente. Este é apenas um exemplo do porquê as linhas que cercam o termo Creonte são, na melhor das hipóteses, borradas.

Creonte BJJ Creonte BJJ Creonteísmo em competições de Jiu-Jitsu

Quando se trata de torneios, a situação de Creonte fica um pouco mais confusa. Competição significa que você pode acabar ficando em frente a qualquer um, incluindo companheiros de equipe. Na maioria dos casos de alunos da mesma academia, o resultado é um acordo de cavalheiros.

Na maioria dos casos, as pessoas preferem rolar mais do que lutar, mantendo-se seguras e brincalhonas. No entanto, se você estiver treinando em três academias diferentes, precisará pelo menos ter clareza cristalina sobre qual delas representará. Agora, se todas as três academias estiverem confortáveis ​​com sua escolha, não há problema aqui. No entanto, exemplos como esse são bem raros na comunidade de BJJ.

Em essência, sinto que não há necessidade de rotular alguém como Creonte se ele treina em vários locais, mas compete apenas sob uma bandeira. Afinal, BJJ é sobre troca de experiências, não sobre trabalhar em segredo.

Se você acha que um aluno treinando em vários locais vai descobrir segredos bem guardados, você está completamente enganado. Em uma cena de competição local, os competidores se enfrentam com tanta frequência que não importa se treinam juntos ou separados. Eles ainda saberão o que o oponente gosta de fazer.

Lealdade no Jiu-Jitsu Brasileiro

Então, o que lealdade realmente significa em termos de grappling? Significa seguir cegamente o que quer que um instrutor diga? Ou significa respeito e lógica acima de qualquer emoção?

Na verdade, a lealdade não acontece só porque você treina em uma academia e paga pelo prazer. Isso é tudo, menos lealdade. Isso é apenas um negócio e se você está condicionado por tais restrições, você está em um McDojo. Corra longe e corra rápido.

Isso nos leva a outro assunto candente. Você é realmente um Creonte se você desistir de um McDojo? O instrutor certamente vai retratá-lo como um, sem dúvida. No entanto, você realmente deve lealdade a um lugar desses? As academias McDojo na verdade não são legítimas entre os membros reais da comunidade BJJ, então o que isso faz de você?

Saindo do exemplo do McDojo, vamos dar uma olhada em um mais legítimo. Você está em uma academia há algum tempo. Você tem amigos, aprendeu muito e competiu em várias ocasiões. No entanto, por um motivo ou outro, você precisa mudar de academia.

Independentemente do motivo, você é realmente um traidor? Você decepcionou seu time porque você se mudou porque realmente faz sentido para você? Se o BJJ é realmente sobre respeito, ninguém deve ficar no seu caminho. Além disso, as pessoas precisam apoiar sua decisão e ansiar por vê-lo no tatame aberto ou em uma competição. Essa é a coisa adulta a fazer. Não franzir a testa e xingar uns aos outros.

Jiu-Jitsu Creonte Jiu-Jitsu Creonte

Em termos de treinamento em algumas academias vizinhas regularmente, posso ver a contradição. São todas equipes de competição diferentes, muitas vezes em rivalidade direta devido à vizinhança.

Treinar regularmente em duas ou três dessas academias vai dificultar a escolha de um time também. Mas a incapacidade de visitar um seminário, ou um tapete aberto, sem se tornar um Creonte é simplesmente idiota.

Honestamente, uma academia bem-sucedida com um treinador que sabe o que está fazendo não deveria ter a filosofia Creonte. Se um instrutor sabe como motivar os alunos, mantê-los felizes e tratá-los de forma justa, eles retornarão por conta própria. Não há necessidade de usar táticas de intimidação na marca pública.

Você NÃO é um Creonte por mudar de time

NÃO! Ninguém tem o direito, não importa o quão “magoado” se sinta, de chamá-lo de traidor por mudar o lugar onde você treina BJJ. Se você muda de academia, isso significa que você não estava feliz com algo na sua última academia. Talvez você estivesse feliz, mas acha que será mais feliz em uma nova.

Existem inúmeras razões para mudar de academia e não há ninguém a quem você tenha que dar uma explicação sobre o porquê de ter feito algo. Talvez alguns dos seus amigos mais próximos estejam em outras academias, ou uma academia seja mais perto de sua casa. Você simplesmente fez isso porque acha que é melhor para você e isso deve ser o suficiente para que todos entendam sua mudança.

Proprietários de academias de BJJ não gostam de perder alunos

Quando alguém decide abrir uma escola de BJJ, decide colocar tudo de si nesse empreendimento. Provavelmente, não está fazendo isso pelo dinheiro, já que não há muito em coaching. No entanto, a renda impulsiona o desejo, e ganhar algum dinheiro com uma academia de BJJ inevitavelmente leva a querer mais

Visto que BJJ não é um esporte olímpico, os donos de academias de BJJ não conseguem muito dinheiro da cidade ou do país, então, as mensalidades são algo com que os donos de academias estão “vivendo”. Essa é a principal razão pela qual eles se sentem mal quando alguém sai de sua academia.

No entanto, os negócios não devem vir às custas da educação do aluno em Arte Suave. Ir por dinheiro só cria uma cultura em que o nível do BJJ sofre, e tais academias tendem a perder alunos de longa data que precisam de outro desafio, o que dói mais.

Isso, no entanto, dá a eles o direito de chamar alguém de traidor e traidor, ou qualquer coisa depreciativa. Simplesmente não há sentido e não resolverá nada!

Creonte Top Team - Lealdade, Deslealdade e Traidores no BJJ em 2024Creonte Top Team - Lealdade, Deslealdade e Traidores no BJJ em 2024

Quem é culpado pelo seu desejo de mudar de academia?

O interessante aqui é como instrutores e donos de academia nunca se questionam, se é culpa deles que você saiu. Eles apenas nomeiam alguém como Creonte e deixam por isso mesmo.

Por que nunca é culpa dos instrutores? Não há nenhuma regra dizendo que você deve ficar com seu primeiro instrutor pelo resto da vida. Se você realmente quer aprender BJJ, você quer escolher os cérebros de tantos treinadores, instrutores e competidores de ponta quanto possível, o que por definição significa treinamento cruzado em muitas academias.

E se você acha que não pode progredir na sua academia tanto quanto progrediria em outra? E se você ainda estiver treinando lá porque quer ser leal? Ou pior, você não quer que as pessoas falem de você como Creonte?

Essas não são razões válidas para se manter em uma academia e não é sua culpa querer algo melhor em outro lugar. Ser leal não significa que você tem que trabalhar contra si mesmo.

Opinião de Rickson Gracie sobre “Creonte”

Há uma entrevista popular com Rickson Gracie onde ele disse: “Por que eu deveria desperdiçar meu conhecimento com um aluno que parece desleal?“Se você pensar um pouco mais profundamente nesta frase, tudo o que você notará é hipocrisia nela.

O dinheiro de cada aluno vale o mesmo. E se o instrutor está pegando o dinheiro de alguém, ele é obrigado a tratá-lo da mesma forma que qualquer outra pessoa na classe. Ele pode gostar dele ou não, mas ele está pegando seu dinheiro e ele deve ter isso em mente o tempo todo.

A única coisa justa que o instrutor pode fazer é dizer à pessoa para ir embora e nunca mais voltar. Se o instrutor está pegando o dinheiro de alguém e ele não quer compartilhar seu conhecimento com ele, então isso é uma fraude e, mais uma vez, você provavelmente está em um McDojo. Mesmo que o sobrenome do instrutor seja Gracie.

Considerações finais sobre Creontes no BJJ

O ponto é que você deve ser leal àqueles que são leais a você. Você deve ser justo com aqueles que são justos com você. E você deve respeitar aqueles que o respeitam. Você não deve respeitar instrutores que gostam de você nas duas primeiras semanas e depois disso, eles esquecem que você existe.

Ser leal não é uma via de mão única, é mútuo em todos os aspectos da sua vida, assim como no BJJ. No final do dia, você deve ser sua própria prioridade. É por isso que você está lá e, pelo seu dinheiro, você pode escolher o que acha que é o melhor para você.

Você não é obrigado a dar seu dinheiro a ninguém. Se você estiver infeliz, a única coisa que vai acontecer é você parar de treinar. Você vai se sentir estúpido em alguns anos quando descobrir que perdeu tanto tempo nos lugares errados e nas pessoas erradas, mesmo que te chamem de Creonte do BJJ. E daí?

O que eu quero dizer é que ser leal e ser estúpido nunca devem andar juntos!

Ginásios BJJ McDojo EXPOSTOS por ex-instrutor

Treino em diferentes academias de BJJ – aceitável ou não?

O BJJ corre o risco de criar McDojos?

Artigos relacionados:

Os sinais de alerta de um McDojo
Rickson Gracie: Faixas Pretas Moder BJJ Me Lembram Praticantes de Karatê Desinformados de Jiu-Jitsu
Regras básicas para visitar uma academia estrangeira de Jiu-Jitsu
As desculpas mais comuns para abandonar o BJJ
10 razões óbvias pelas quais você ainda é um faixa branca
Você acha que merece um novo cinto? Vá perguntar ao seu instrutor sobre isso! Talvez ele esteja errado!
Coisas a serem observadas ao escolher uma escola de BJJ
Kit de sobrevivência para faixa branca de BJJ: 5 dicas essenciais para iniciantes

Instrução gratuita de Gordon RyanInstrução gratuita de Gordon Ryan
Wiltse Instrucional GratuitoWiltse Instrucional Gratuito

Deixe um comentário