Tenho treinado Jiu Jitsu consistentemente por mais de 13 anos, embora eu ainda seja péssimo, meu objetivo sempre foi ser um pouco melhor do que eu era ontem. Aqueles anos foram uma montanha-russa – altos quando novas técnicas e experimentos finalmente começam a fazer sentido, e platôs frustrantes onde o progresso parece inexistente ou às vezes parece que estou piorando quanto mais eu tento. Se você treinou por tempo suficiente, você definitivamente sentiu que atingiu um platô ou dois (ou dez) ao longo do caminho.
Às vezes, é um avanço gradual, outras vezes é como bater em uma parede de tijolos. Essa sensação de “estagnação” é uma experiência universal no jiu-jitsu, mas estou aqui para dizer que um platô no jiu-jitsu não é um beco sem saída. É um obstáculo e, como qualquer obstáculo no jiu-jitsu ou na vida, ele deve ser superado.
Por que você atingiu o platô do Jiu Jitsu (e como superá-lo)
Antes de podermos falar sobre soluções, é importante entender por que atingimos esses platôs em primeiro lugar. É fácil internalizar esse sentimento e se culpar, mas os platôs raramente são sobre falta de talento ou alguma limitação inerente. É mais sobre mentalidade e abordagem ao treinamento de jiu-jitsu brasileiro.
1. Você precisa de uma nova perspectiva
Pense em quando você era faixa branca. Tudo era novo, cada rolamento era uma descoberta, e seu cérebro estava pegando fogo com novas técnicas e estratégias. Esse fluxo constante de novidades é uma grande parte do motivo pelo qual os iniciantes veem um progresso tão rápido no aprendizado do BJJ.
Conforme você avança, esse sentimento diminui naturalmente. Você se sente confortável com seus movimentos favoritos e acaba em situações familiares. É como reler o mesmo livro – claro que você pode pegar algumas pequenas nuances aqui e ali, mas no geral você não vai tirar muito proveito disso na décima vez.
A cura? Você precisa sacudir as coisas para reacender seu treinamento de BJJ.
2. Você parou de fazer perguntas
É fácil se tornar complacente conforme você sobe de nível. Começamos a sentir que “deveríamos” saber tudo. Mas aqui vai uma dura verdade: sempre há mais a aprender, mesmo para faixas-pretas. Eu sempre acho engraçado quando vou a seminários, são sempre as faixas-pretas que fazem mais perguntas!
Nos primeiros dias, você provavelmente encheu seu instrutor de perguntas depois de cada aula. Você era uma esponja, absorvendo conhecimento. Em algum lugar ao longo da linha, você pode ter parado de perguntar. Não deixe que os sentimentos de estagnação impeçam seu crescimento.
3. Seu corpo está gritando por descanso
Aqui está um equívoco comum: mais tempo no tapete é igual a progresso mais rápido. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Levar seu corpo ao limite sem descanso adequado é uma receita para o esgotamento – e, potencialmente, para lesões.
Se você está constantemente dolorido, lutando contra lesões persistentes ou se sentindo mentalmente esgotado durante o treino, seu corpo está tentando lhe dizer algo: “Ei, vá com calma. Preciso de uma pausa.” Certifique-se de levar em consideração o descanso ao pensar em como superar a sensação de estagnação.
Como escalar o platô do Jiu Jitsu
Ok, então você reconheceu que está preso. Como você sai da rotina e volta aos trilhos? Essas dicas vão ajudar você se você prestar atenção aos sinais que seu corpo e sua mente estão lhe enviando.
Peça ajuda. Sério.
Essa foi a lição mais difícil para eu aprender. O jiu-jitsu, por todos os seus aspectos colaborativos, pode parecer uma jornada muito pessoal – especialmente quando você está lutando. É fácil se retrair e tentar forçar seu caminho sozinho.
A questão é a seguinte: seu instrutor quer que você tenha sucesso. Ele viu inúmeros alunos passarem pela mesma coisa que você está passando agora. Ele tem insights, exercícios ou até mesmo palavras encorajadoras que podem ajudar a tirá-lo dessa crise. Às vezes, tudo o que é preciso é perguntar.
Procure o desconhecido
Force-se a tentar coisas que você normalmente não faria. Gosta de jogar como guarda? Passe uma semana focado em passar. Sente-se perdido no topo? Mergulhe fundo nas técnicas de retenção de guarda. Isso não significa abandonar seus pontos fortes; é sobre expandir seu jogo e encontrar novos caminhos para seu jiu-jitsu evoluir.
Não limite essa experimentação apenas a técnicas. Visite um tatame aberto de uma academia diferente. Treine em uma classe diferente com pessoas novas – se você costuma treinar na aula da manhã, troque e treine à noite por um tempo. Você ficaria surpreso com os pequenos ajustes e perspectivas diferentes que podem revitalizar seu jiu-jitsu e como praticar sua técnica em diferentes parceiros de treino é uma boa maneira de melhorar sua memória muscular.
Problema | Solução |
---|---|
Você sempre confia na mesma submissão. | Escolha uma submissão que você não se permitirá tentar por uma semana inteira. Isso forçará você a desenvolver outras áreas do seu jogo. |
Você se sente desconfortável em certas posições. | Em vez de se esquivar, busque ativamente essas posições durante o treinamento. Quanto mais você se expõe às suas fraquezas, mais rápido você vai melhorar. |
Ouça seu corpo (ele fala).
Atletas de alto nível em todas as disciplinas, mesmo fora das artes marciais, entendem a importância do descanso. Não é preguiça – é estratégia. Certifique-se de dormir o suficiente. Sete a nove horas são cruciais para que seus músculos se reparem e para que seu cérebro consolide novas técnicas aprendidas.
Se puder, crie dias de descanso completo, onde você nem pense em Jiu Jitsu. Você não verá sua carreira no BJJ ser interrompida por tirar um dia de folga. Muito pelo contrário, é assim que você supera a sensação de estagnação.
Mude seu espaço mental
Um dos maiores obstáculos para superar um platô do jiu-jitsu é, bem, mental. O jiu-jitsu é exigente. Colocamos tanta pressão em nós mesmos para ter sucesso que esquecemos o motivo pelo qual começamos em primeiro lugar: isso deveria ser divertido.
Você está constantemente se comparando com os outros no tatame, medindo seu progresso contra o deles? Você está pensando em cada erro, em cada oportunidade de submissão perdida? Essa conversa interna negativa pode se tornar uma profecia autorrealizável.
Lembre-se de que o jiu-jitsu é uma maratona, não uma corrida de velocidade. Seu progresso é seu, e às vezes precisamos apenas desacelerar e aproveitar a jornada.