Rener Gracie tenta renomear e patentear o papel de embrulho como SafeWrap

Rener Gracie tenta renomear e patentear o papel de embrulho como SafeWrap

Rener Gracie tenta renomear e patentear o papel de embrulho como SafeWrapRener Gracie tenta renomear e patentear o papel de embrulho como SafeWrap
Instrução gratuita de Gordon RyanInstrução gratuita de Gordon Ryan

A controvérsia ataca novamente no mundo do BJJ e, sem surpresa, é a família Gracie por trás dela, mais uma vez. No que parece ser o mais recente esforço para lucrar o máximo possível com o Jiu-Jitsu, Rener Gracie entrou oficialmente com um pedido de marca registrada para um movimento de luta agarrada que todo mundo usa há décadas.

Ou seja, o cofundador da Gracie University decidiu enviar um pedido de patente para a posição Gift Wrap, um grampo do grappling e do MMA, renomeando-a como SafeWrap, dando a ele direitos de propriedade exclusivos sobre o uso do termo. Como esperado, esse movimento não passou despercebido, nem foi bem recebido pela comunidade do Jiu-Jitsu Brasileiro.

Rener Gracie tenta renomear e patentear o papel de embrulho como SafeWrapRener Gracie tenta renomear e patentear o papel de embrulho como SafeWrap

A posição do embrulho de presente no BJJ

Para aqueles que lutam grappling há pelo menos um tempo, a posição Gift Wrap no BJJ não é nenhuma novidade. É uma posição altamente eficiente que é o ponto de verificação perfeito entre a montada e a montada pelas costas, permitindo uma miríade de ataques por meio de um controle extremamente desconfortável.

O Gift Wrap funciona quando você pode literalmente fazer a pessoa de baixo se abraçar com um dos braços. O objetivo é colocar um braço em uma posição similar ao mata-leão, só que feito com o próprio braço do oponente em volta do pescoço, em vez do seu.

Para atingir essa posição, você deve estar montado em cima de um oponente que esteja virando de lado ou atrás dele de qualquer maneira ou forma. Conforme você envolve o braço dele em volta dele (daí o nome da posição), você visa controlar o pulso do braço com um dos seus braços, para que ele não consiga puxá-lo para fora.

O objetivo final do BJJ Gift Wrap é controlar, pois ele não oferece uma ameaça direta de estrangulamento ao oponente por baixo. No entanto, você pode usá-lo para certos estrangulamentos de soco e chaves de pulso se realmente quiser, embora eu ache que seja o mais útil para entradas de triângulo traseiro.

Também testemunhamos muito a posição em lutas de MMA, pois é uma das posições básicas do ground and pound que, uma vez alcançada, pode determinar o resultado da luta. Como tal, também é altamente útil em autodefesa, o que provavelmente é o motivo pelo qual Rener Gracie decidiu patentear o Gift Wrap como SafeWrap em uma tentativa de retratar ainda mais o BJJ como a nata da arte marcial para autodefesa.

SafeWrap de Rener Gracie

O SafeWrap, também conhecido como a tentativa de Rener Gracie de patentear o The Gift Wrap, é uma espécie de mistura entre a posição Gift Erap e o sistema de controle de costas Straight Jacket de Danaher. Na verdade, um dos meus alunos, agora faixa marrom, vem usando essa combinação há alguns anos, pois ele a descobriu durante sua exploração do Gift Wrap. Pena que ele não pensou em registrá-la como marca registrada.

A posição SafeWrap que Rener Gracie está tentando “pioneirar” é, na verdade, um Gift Wrap modificado que foi criado para uso específico pela polícia. Envolve dois policiais manuseando e imobilizando um suspeito, com um mirando na parte superior e outro na parte inferior do corpo do suspeito.

O controle da parte superior do corpo é literalmente a posição de embrulho de presente combinada com elementos de camisa de força para fornecer controle sobre o segundo braço, seja colocando-o sobre o peito ou sobre as costas do destinatário.

Enquanto isso, outro policial controla as pernas do oponente, procurando cruzá-las na altura dos joelhos, lembrando a maioria dos emaranhados de cadarço Honeyhole ou 50/50. Rener Gracie fez com que policiais do NYPD experimentassem o movimento em ambos os lados, e dessem seus depoimentos enquanto ele tentava promovê-lo descaradamente:

O Gracie Jiu-Jitsu tem vazado nos currículos de aplicação da lei ultimamente, o que é um movimento saudado por todos que passaram um dia sequer treinando grappling. No entanto, há realmente necessidade de manchar o uso prático do Jiu-Jitsu na aplicação da lei com ações transparentes de ganância de dinheiro como registrar uma marca registrada de um movimento que literalmente todos deveriam conhecer e poder usar de graça?

Alguém pode registrar uma técnica de BJJ?

Por lei, o registro de marca segue um procedimento muito específico que, quando seguido de perto, permite tecnicamente que qualquer um proteja um movimento esportivo específico como uma marca registrada ou patente. Três coisas são cruciais para que qualquer inovação seja considerada elegível para uma patente:

  1. Matéria patenteável – Definido por um código específico.
  2. Novidade – Um movimento/método que é novo e não reconhecido por ninguém na área.
  3. Não-obviedade – O movimento/método não se assemelha a nenhum existente na área.
  4. Utilitário – A invenção tem que ser útil.
  5. Habilitação – Refere-se a uma descrição escrita da especificação no pedido de reivindicação de patente.

Deixando os termos técnicos de lado, o esforço de Rener Gracie para renomear e patentear o Gift Wrap como SafeWrap falha em dois pontos (novidade e não obviedade) para começar, e pode nem ser reconhecido como válido.

O guru de Yoga Bikram Choudhury viu um requerimento similar ser rejeitado pelo Tribunal de Apelações quando ele tentou registrar uma sequência de Yoga como sua. Afinal, a posição legal do United States Copyright Office é que “uma seleção, coordenação ou arranjo de movimentos físicos funcionais, como movimentos esportivos, exercícios e outras atividades motoras comuns, não representa o tipo de autoria que se pretende proteger como obras coreográficas sob a Lei de Direitos Autorais dos EUA.”

Conforme o acima, registrar uma técnica ou movimento específico de BJJ deve ser impossível, mas acho que veremos se Rener conseguiu passar seu SafeWrap de alguma forma. Não surpreenderia ninguém que esteja familiarizado com seu modelo de negócios.

SafeWrap: Rener Gracie tenta reformular e patentear o papel de embrulho SafeWrap: Rener Gracie tenta reformular e patentear o papel de embrulho

Rener Gracie foi longe demais (de novo)?

Eu realmente acho que não há absolutamente nenhuma necessidade de introduzir marcas registradas e estruturas legais similares ao esporte. A família Gracie já tem o controle financeiro mais apertado sobre o esporte, seja por meio da Gracie Barra, da Gracie University, da IBJJF ou de qualquer academia Gracie individual, lutador ou outro esforço de marketing ao redor do mundo.

Na última década, vimos uma mudança no BJJ que vê mais pessoas adotando o termo Jiu-Jitsu, sem realmente se importar com origens ou fundadores. O esporte já passou por tantas modificações e evoluiu tanto além do Gracie Jiu-Jitsu original que há pessoas que treinam agora que mal sabem sobre a família Gracie.

No final das contas, treinamos Jiu-Jitsu porque é divertido e pode ser útil algum dia. Alguns de nós, inclusive eu, temos academias e vivemos do esporte retribuindo à comunidade por meio de aulas. Imagine o que aconteceria se todos tentássemos patentear movimentos que existem há milênios.

A tentativa de renomear e patentear a posição Gift Wrap como SafeWrap é o movimento mais desesperado de Rener Gracie até agora, fazendo ainda menos sentido do que dar cintos às pessoas online. É hora de tudo isso parar.

BJJ Gift Wrap – O híbrido perfeito de montagem e controle traseiro

Rener Gracie: “Jiu-Jitsu não é feito para múltiplos atacantes” é a maior MENTIRA da história das artes marciais

6 variações de BJJ de montagem completa que você nunca imaginou

Instrução gratuita de Gordon RyanInstrução gratuita de Gordon Ryan
Wiltse Instrucional GratuitoWiltse Instrucional Gratuito

Deixe um comentário