Como derrotar alguém muito melhor que você no Jiu-Jitsu

Como derrotar alguém muito melhor que você no Jiu-Jitsu

Como derrotar alguém muito melhor que você no Jiu-Jitsu

Como derrotar alguém muito melhor que você no Jiu-Jitsu

“Como posso vencer alguém melhor que eu?” Os instrutores ouvem essa pergunta com frequência e você pode estar se perguntando a mesma coisa também.

A resposta é se especializar em uma área, seja técnica ou física, na qual você é melhor que seu oponente.

No vídeo dou muitos exemplos de como isso pode ficar nos tatames.

Um tópico realmente interessante quando se trata do desenvolvimento do seu jogo é se você deve ser ultra especializado em algo ou ser o mais versátil possível.

Uma coisa que não se pode negar é que a ultra especialização funciona. Todos os principais competidores do mundo são especializados em algumas coisas. Bernardo Faria é muito especializado na meia guarda e no passe por cima e por baixo. Os irmãos Miyao são especializados no berimbolo. A lista continua.

Mas o que significa especialização? Significa que você baseia seu jogo em certas técnicas e que você se tornará tão proficiente nessas técnicas, que você terá um contra-ataque para cada reação do seu oponente. Especializar-se em coisas significa que você não saberá outras coisas? Não, na verdade, os melhores competidores são muito proficientes na maioria das posições em que se encontram. Vamos colocar de outra forma. Um bom faixa-preta especializado em De la Riva pode lhe mostrar técnicas de lá e com detalhes que você provavelmente não verá em muitos outros caras. Ele ainda será capaz de lhe mostrar outras técnicas, mas não com esse nível de detalhes. O perigo que vem com a especialização é que algumas pessoas se concentram tanto nela, que seu jogo é muito estreito e esquecem de dar uma olhada no quadro geral e aprender coisas novas fora de seu jogo. Isso levará a ser um pônei de um truque e não deve ser confundido com ser especializado em algo.

Como dissemos antes, embora se especializar em certas técnicas provavelmente lhe renderá bons resultados em torneios, pode muito bem ser que não seja nem de longe tão divertido quanto ser o cara versátil. Isso acontece porque, para se especializar em algo, você tem que direcionar seu treinamento com muito cuidado para situações específicas. Você quer se tornar um bom jogador de meia-guarda? Você terá que parar de usar qualquer outra guarda e em cada sessão de sparring ir para a meia-guarda e trabalhar a partir daí. Qualquer momento gasto fazendo outra coisa é um momento que você estará gastando NÃO melhorando sua meia-guarda. Você também enfrentará a frustração de atingir eventuais platôs onde as pessoas aprendem a contra-atacar cada movimento seu e você terá que superá-los e persistir com suas técnicas escolhidas até encontrar um avanço.

Desbloqueie o poder de uma técnica de BJJ única e altamente eficaz com “A posição de fim de jogo” vídeo instrucional. Desenvolvido por Guilherme “Gile” Huni, faixa preta de 3º grau em BJJ com mais de 23 anos de experiência em Jiu-Jitsu, este curso revela uma posição de crucifixo de controle superior que ele aprimorou ao longo de décadas de prática e competição.




Deixe um comentário