Você finalmente conseguiu. Você se inscreveu na sua academia local de jiu-jitsu, comprou um novo e chamativo kimono de jiu-jitsu e até conseguiu convencer seu parceiro de que é “totalmente ok” treinar cinco dias por semana!
Você pisa nos tatames ansioso para aprender, mas quanto mais você treina, mais as faixas superiores começam a expor seus erros comuns de faixa branca. Mas aqui estão as boas notícias: ao identificar e consertar esses erros logo no início, você se colocará no caminho certo para o sucesso e realmente acelerará seu conhecimento e conjunto de habilidades de jiu-jitsu.
Erros que você comete fora do tatame
Todos nós sabemos que técnica e repetição são importantes, mas quando você está começando, você ainda não desenvolveu nenhuma técnica. Embora você possa pensar que desenvolveu, acredite em mim – você não tem (e está tudo bem).
A verdade é que há vários erros cruciais que os novos praticantes de jiu-jitsu cometem antes mesmo de pisar no tatame que podem afetar significativamente seu progresso. Esses erros geralmente têm muito pouco a ver com realmente fazer jiu-jitsu.
Você deixou a vida atrapalhar
Vamos ser honestos, a vida atrapalha – eu entendo. Você pode começar um novo emprego, ter obrigações familiares ou simplesmente precisar de uma pausa de vez em quando. O problema não é perder uma sessão aqui ou ali, é usar isso como desculpa para perder qualquer período de tempo prolongado.
Consistência é a chave ao aprender jiu jitsu, sempre tente lembrar por que você se inscreveu em primeiro lugar. Se você se pega constantemente dando desculpas para não aparecer para a aula, tente diminuir seu comprometimento para apenas dois dias por semana – faça questão de sempre treinar nesses dias – não importa o que aconteça. Mesmo que isso signifique que às vezes você se atrasará – a maioria das academias é flexível para o equilíbrio trabalho/vida de todos – meu professor sempre diz aos alunos que ele prefere que você chegue atrasado do que não treine.
Obcecado pelo Cinturão Azul
Sabemos que a faixa azul brilhante é atraente e provavelmente é um dos seus principais objetivos no jiu-jitsu agora, mas não deixe que a busca ofusque seu desenvolvimento. Em vez de focar em quando você vai conseguir sua faixa azul, mude esse foco para o que você pode melhorar hoje no jiu-jitsu. Lembre-se, uma faixa é apenas um pedaço de pano para segurar seu kimono fechado. E não para estragar sua festa, mas lembre-se de que ainda há roxo, marrom e preto para ir depois do azul – embora seja um marco significativo, uma faixa azul ainda é considerada um nível iniciante/intermediário.
Muitos faixas brancas acham que a faixa azul é o fim do jogo, ou que algo mágico vai acontecer quando eles chegarem a esse nível. Mantenha o foco e trabalhe para realmente melhorar por meio de treinamento consistente, exercícios e refinamento, e a faixa virá mais cedo ou mais tarde.
Erros técnicos que todo iniciante comete
Agora, a parte divertida – vamos discutir alguns erros técnicos comuns que os faixas-brancas tendem a cometer. É essencial identificar esses soluços para torná-los uma coisa do passado. Confie em mim, seu eu do futuro vai agradecer.
Usando a força em vez da técnica
Ok, você provavelmente está sentado aí pensando o que isso significa? Eu entendo, como um cara maior eu me lembro do meu primeiro professor me dizendo repetidamente para “parar de usar sua força” na época da minha faixa branca. Eu pensei que ele era louco.
Mas olhando para trás, ele estava certo. Percebo agora que forçar meu caminho para qualquer submissão que eu pudesse obter em alguém geralmente menor ou menos habilidoso do que eu na verdade prejudicou meu progresso. Isso criou maus hábitos em torno de técnicas e posições que não funcionariam conforme eu progredisse nas faixas mais altas. Provavelmente é por isso que fui faixa azul por 7 anos, mas não vamos entrar nisso…
Negligenciando os Fundamentos
É emocionante pular para técnicas avançadas, mas dominar os fundamentos é essencial não apenas para qualquer novo aluno de jiu-jitsu – mas para todos os níveis. Assista à maioria das lutas de faixa-preta de alto nível, 9/10 vezes eles terminarão a luta com algo que você aprendeu na sua primeira semana.
Comece a se concentrar em uma ou duas técnicas básicas de cada posição, uma quebra de guarda, um ataque ou combinação de ataques da guarda fechada, uma passagem, etc. Fique o melhor que puder nessas técnicas básicas e eu prometo que o resto se encaixará!
Prendendo a respiração
Prender a respiração tensiona seu corpo, faz você usar mais energia do que o necessário e desacelera suas reações. O problema é que você provavelmente não tem ideia de que está prendendo a respiração!
Dê uma olhada ao redor da sala de treinamento 5 rounds no próximo tapete aberto, eu apostaria que até mesmo os faixas brancas mais em forma estão mais cansados do que os faixas roxas e marrons mais fora de forma. Isso porque eles sabem como respirar corretamente enquanto rolam.
Agora, admito que essa não é uma habilidade que você pode simplesmente aprender imediatamente, leva tempo para aprender a respirar enquanto rola. Mas, se você puder se concentrar conscientemente na respiração enquanto rola, isso fará uma grande diferença no seu jogo.
Abrace o processo de aprendizagem
Lembre-se de que todos começam como faixa branca. Você vai bater, muito – ou pelo menos deveria bater muito! Abrace isso. Use cada batida como uma oportunidade para aprender e refinar suas habilidades. Cada vez que você bate é uma chance de aprender o que não fazer na próxima vez.
Como faixa marrom, ser batido na academia é uma experiência muito acolhedora. Eu realmente espero ansiosamente pela próxima vez que alguém me pegar em algo porque sei que poderei aprender com isso.
Deixe seu ego na porta
Deixe seu ego fora da academia. Pode ser difícil, especialmente no começo. Toda vez que pisar no tatame, esteja aberto a cometer erros, faça perguntas e não tenha medo de bater cedo e frequentemente.
Quanto mais você adotar essa filosofia, mais agradável (e educativa) sua jornada se tornará, tanto dentro quanto fora dos tatames.
Conclusão
Cometer erros de faixa branca é normal, é parte integrante da curva de aprendizado no jiu jitsu. O que diferencia os praticantes bem-sucedidos é identificar, abordar e aprender com esses erros.
Encare cada sessão de treinamento com a mente aberta, concentre-se na melhoria constante e lembre-se sempre: todo faixa-preta já foi faixa-branca.