Cartão WNO 24, cartão excelente e o retorno de Gordon Ryan nesta quinta-feira

Cartão WNO 24, cartão excelente e o retorno de Gordon Ryan nesta quinta-feira

Instruções de Craig Jones

Muito provavelmente o card mais emocionante do ano, até agora, no jiu-jitsu sem kimono acontecerá amanhã e será transmitido por Flo Grappling. Estamos falando da 24ª edição do Who’s Number One (WNO), que contará com um elenco de estrelas de alguns dos melhores e mais emocionantes grapplers do esporte da atualidade. De cima para baixo, a carta principal está empilhada, se você não acredita, continue lendo este artigo.

CARTÃO PRINCIPAL WNO 24

ETHAN CRELINSTEN X DEANDRE CORBE

Dois dos melhores atletas de 145 libras da América do Norte. Os craques B-Team e Standard JJ estão no jogo há muito tempo, ambos têm preferência pela primeira posição, embora sejam diferentes ao mesmo tempo. Crelinsten favorece disputas criativas e prospera no caos, enquanto Corbe é um competidor mais baseado em tarefas que prefere controlar e reprimir o movimento.

Quando se trata de competir, aqui também existem abordagens diferentes. Corbe é muito ativo e compete sempre que possível, atestando isso são suas 21 partidas em 2024 contra alguns dos melhores do mundo em diferentes categorias de peso. Uma metodologia bem distinta do canadense Ethan que fez apenas 3 lutas este ano, nenhuma delas contra adversário ranqueado.

ELIAS DORSEY X JOSEF CHEN

O confronto que mais esperamos no WNO24 é esta joia entre o vencedor do ADCC Trials dos EUA com 77 kg (170 lb) e o vencedor dos ADCC Trials europeus na mesma categoria de peso. Estilisticamente, esses dois combinam muito bem, pois ambos podem lutar, ambos adoram disputas, ambos tendem a preferir posições de passe e ambos podem finalizar. Este confronto provavelmente será decidido por quem conseguir firmar a primeira posição e mantê-la. Chegar lá deve ser muito divertido de assistir.

JACOB SOFÁ X JONNATAS GRACIE

Um tanto fora da caixa, esse confronto entre o vencedor do ADCC East Coast Trials até 88 kg e o vice-campeão brasileiro até 77 kg é exatamente o que gostamos de assistir em eventos profissionais como o WNO. No papel, essas deveriam ser escolhas bastante fáceis para o sofá, mas apenas no papel. Jonnatas Gracie é um desafio sério, um passador de guarda muito duro e com sólida defesa leg-lock, que também consegue jogar por baixo como mostrado no UFC Fight Pass no início deste mês.

Couch vem com uma das guardas fechadas mais perigosas do jogo e uma chave de calcanhar interna mortal. Há uma chance de que esses dois se anulem, mas se ambos jogarem no ataque, será divertido seguir.

TAINAN DALPRA X JAY RODRIGUEZ

Que confronto absoluto. Embora seja um dos melhores jogadores de kimono peso médio do mundo, Tainan ainda é um novato neste conjunto de regras sem kimono. Pulando direto no fogo, Dalpra enfrentará um grande desafio em “Jay-Rod” que é um dos atletas mais bem classificados com 88 kg (194 lb), categoria de peso acima de Dalpra que venceu um dos principais parceiros de treino de Tainan em Jonatha Alves recentemente e venceu-o de forma bastante decisiva. No papel, Rod tem as melhores quedas, capacidade atlética e embaralhamentos, enquanto Dalpra traz uma abordagem mais cerebral ao jogo. Espere que esta seja uma das melhores e mais interessantes partidas a seguir neste cartão incrível.

ANNA RODRIGUES X ADELE FORNARINO

Embora os dois já competam há algum tempo em categorias de peso semelhantes, eles ainda não competiram entre si. Dois estilos muito opostos aqui, com Adele sendo mais uma jogadora constritora do tipo movimento e Rodrigues tendo uma abordagem baseada na mobilidade.

Anna Rodrigues tem mais elogios com o kimono e está no topo da hierarquia por lá, enquanto Fornarino (embora muito talentoso com o kimono) está focado na carreira sem kimono há muito mais tempo e não competiu com o kimono bem mais de um ano. Partida super divertida sem favorito claro.

DIEGO PATO X FABRICIO ANDREY

Dois dos competidores até 66 kg (145 lb) mais emocionantes do esporte, com Pato trazendo um jogo de leg-lock mortal e muito criativo e Andrey trazendo velocidade, passes externos e quedas. Neste clássico confronto entre o passador de guarda rápido e atlético e o guarda metódico, espere que Pato tire a vantagem de Andrey em pé logo ao puxar para a guarda. Diego provavelmente tentará amarrar as pernas de Fabricio enquanto Andrey tentará passar de fora, quem vencerá esta batalha será no cara ou coroa.

VICTOR HUGO X JAVIER ZARUSKI

Hugo é um dos atletas mais talentosos do esporte, com vários títulos mundiais e também um grande peso ultrapesado. Ele enfrentará o desafiante Javier Zaruski, que é peso superpesado, iniciante na faixa-preta e com muito talento, e que no ano passado conquistou o título mundial da IBJJF sem kimono como sua maior conquista. No papel, Hugo é maior e mais experiente, com títulos mais expressivos. Toda a pressão estará sobre o Big Man Flow, o tempo dirá se Zaruski pode causar a virada.

GORDON RYAN X JOSH SAUNDERS

Saindo de seu longo hiato devido ao problema crônico de estômago está a maior estrela do jiu-jitsu, Gordon Ryan. O americano enfrentará o australiano Josh Sanders, vencedor das seletivas do ADCC na categoria +99 quilos e que compete principalmente na Austrália. O fato de Sanders não competir regularmente em grandes shows nos deixou com informações limitadas sobre seu estilo. Pelo que vimos, embora ele seja competente, ele não parecia ser de classe mundial em habilidade técnica neste momento, mas compensa o que lhe falta em tamanho, poder e agressividade. Embora haja uma lacuna técnica aqui, será interessante ver o peso ultrapesado mais forte da Austrália enfrentar o melhor do mundo, Gordon Ryan.

John Danaher BJJ escapa

Deixe um comentário