Depois de um mês inteiro de competições de alto nível, o último fim de semana de maio manteve a bola rolando, com a AJP trazendo ainda mais torneios para quatro países ao redor do mundo!
Desta vez, os fãs e atletas de lutas tinham eventos na Colômbia, Portugal, Bulgária e Chipre pela frente, já que a organização não poupou esforços para garantir que estes estariam à altura dos seus elevados padrões. Sem mais delongas, vamos conferir os destaques de cada campeonato.
AJP Tour Mosquera International Jiu-Jitsu Championship 2024: Faixas-pretas levam o ouro na Colômbia
Nos dois dias do fim de semana, atletas de todo o mundo foram recebidos no Coliseo Cubierto Lucio Amortegui Mosquera para lutar com e sem kimono.
O torneio teve destaque para os faixas-pretas da categoria Profissional, que tiveram desempenhos estelares na busca pelo ouro em suas respectivas categorias.
Com as lutas de kimono acontecendo no primeiro dia, o brasileiro Felipe Oliveira (Atrixion Elite Team) acelerou desde o início e finalizou o local Christian Cabrera (Affinity Studios Colombia) para levar o título até 69kg.
Enquanto isso, a divisão até 77kg viu o equatoriano Ariel Delgado (Alliance) conquistar o primeiro lugar do pódio após vencer dois adversários colombianos, vencendo Camilo Betancourt (Gracie Barra Colômbia) por 15 a 0 e Mateo Salinas (Body of Four Team) por 8 a 0. .
Enfrentando dois companheiros locais do Team FCJJ Colômbia na divisão mais pesada, o costarriquenho Herminio Mora (Ares BJJ) primeiro superou Sergio Briceño por 2 a 0 e depois marcou 3 a 0 contra Andrés Abril na final para levar o ouro até 120kg.
No segundo e último dia de competição, durante as lutas sem kimono, o colombiano Jairo Ortizl (Team FCJJ Colombia) conquistou uma vitória disputada.
Diante do compatriota Christian Cabrera (Affinity Studios Colombia), Jairo se deparou com uma partida muito equilibrada que durou todo o tempo regulamentar.
Quando o tempo acabou, um placar estreito de 1 a 0 deu a Jairo a vitória e o título.
Confira os resultados completos aqui!
AJP Tour Vila Real Campeonato Internacional de Jiu-Jitsu 2024: Gonçalo Pereira mantém o duplo ouro em Portugal
No sábado, dia 25 de maio, o Pavilhão dos Desportos de Vila Real foi o palco onde os atletas da AJP mostraram as suas proezas na luta pelo ouro e pela glória dentro da organização.
Enquanto muitos campeões chegaram ao topo, um faixa-preta português da categoria Profissional deu um passo além, conquistando não uma, mas duas medalhas de ouro no torneio.
Representando a Brazilian Power Team International, Gonçalo Pereira foi o destaque da competição.
Depois de conquistar a medalha de prata no peso, Gonçalo ignorou a derrota e voltou aos tatames em busca do título do Open Peso Leve.
Para chegar lá, ele enfrentou uma dura batalha contra o brasileiro Claudio Silva (Sequência BJJ Academy), marcando 6 a 3 antes de finalizar no último minuto da luta e conquistar seu primeiro ouro.
A conquista do título absoluto pode ser suficiente para alguns, mas Gonçalo estava pronto para mais poucos minutos depois.
Tirando o kimono para lutar mais uma vez na categoria até 77kg, o português enfrentou o guineense Ricardino Pires, num último round que durou todo o tempo regulamentado.
Embora ambos os atletas tenham marcado várias vezes, quando os cinco minutos se esgotaram, um resultado de 11-6 deu a gonçalo a vitória e a sua segunda viagem ao topo do pódio.
Confira os resultados completos aqui!
AJP Tour Burgas International Jiu-Jitsu Championship 2024: Alexandar Alexandrov conquista o ouro duplo para a Bulgária
Ainda no sábado, o Internacional de Burgas desembarcou no Sports Hall Mladost e recebeu faixas coloridas e pretas para afiar suas habilidades em busca do primeiro lugar do pódio.
Entre os diversos competidores presentes no torneio, o faixa-preta local Alexandar Alexandrov (Associação Bruno Bastos de Jiu-Jitsu) foi além ao conquistar o cobiçado duplo ouro em sua terra natal.
Com os dois títulos chegando na categoria até 120kg, Alexandar fez sua primeira corrida de kimono.
Enfrentando duas vezes o compatriota Kristiqn Krastev (GFTeam) pelo ouro, a primeira vitória de Alexandar veio por finalização no último minuto da partida.
No segundo encontro, Kristiqn foi mais cuidadoso e conseguiu evitar a finalização, mas Alexandar ainda conseguiu a vitória e o primeiro ouro por 3 a 0.
Mais tarde, Alexandar se viu de volta à briga, dessa vez brigando pelo título sem kimono na categoria peso.
Na semifinal, Alexandar acertou uma finalização rápida em Illia Peev (Easton Training Center) com menos de 30 segundos no relógio.
No round ouro, porém, a luta foi bem mais complicada, pois Alexandar esbarrou mais uma vez em Kristiqn Krastev, que resistiu ainda mais e conseguiu defender qualquer finalização ou tentativa de gol ao longo do tempo regulamentado e do minuto adicional. .
Ao final do duelo, nenhum ponto foi marcado e os árbitros decidiram que Alexandar teve uma atuação mais efetiva, dando-lhe a vitória e o bicampeonato no torneio.
Confira os resultados completos aqui!
AJP Tour Cyprus National Jiu-Jitsu Championship 2024: Profissionais mostram suas proezas e conquistam o ouro em Nicósia
No domingo, 26 de maio, o Nacional do Chipre foi realizado no Lefkotheou, dando aos atletas locais a chance de lutar, gastando menos com viagens e convidando competidores estrangeiros a visitarem outro país através do Jiu-Jitsu.
Destaque do torneio, os faixas-pretas da categoria Profissional mostraram aos fãs da luta o motivo pelo qual estão atualmente no topo do nível competitivo do esporte, apresentando atuações memoráveis enquanto trilham seu caminho até o ouro.
Começando de kimono, o título da categoria até 77kg foi conquistado pelo local Christos Skordis (Gracie Barra Chipre) após vitória por 3 a 2 sobre o brasileiro Allan Souza (Associação Flávio Behring).
Enquanto isso, o cipriota Fernando Koupparis (Athlos jiu-jitsu) venceu o britânico Alexi Alexandrou (Submission Fighters UK) por 7 a 2 e sagrou-se campeão da categoria até 85kg.
Por fim, na categoria até 120kg, o brasileiro Lucas Figueiredo (Alliance) superou o belga Paulo Silva (Gracie Barra Anderlecht) por 7 a 2 e subiu ao pódio.
Sem kimono, o britânico Alexi Alexandrou derrotou o grego Spyridon Giakoumakis (Infinity Jiu-Jitsu) por 4 a 2 nas semifinais e o local Christos Skordis (Gracie Barra Chipre) por 3 a 0 e sagrou-se campeão até 85kg .
Por último, mas não menos importante, Christos Kosiaris (Palestra Jiu Jitsu) dominou o israelense Gad Abisror (Soul Fighters AB), marcando 15-1 antes de finalmente finalizar e levar o ouro na categoria até 120kg.
Confira os resultados completos aqui!