16 DE MAIO, LAS VEGAS, NEGADA, EUA. A volta do evento de grappling – Fight Pass Invitational (FPI) – trouxe alguns dos maiores nomes do jiu-jitsu para o evento apoiado pelo UFC. A 7ª edição do FPI teve alguns dos melhores matchmaking do ano em partidas como Jonnatas Gracie x Jay Rodriguez, Helena Crevar x Aurelie Le Vern, Luke Griffith x Kaynan Duarte Nick Rodriguez x Mason Fowler, além de ter alguns desencontros excêntricos como Giancarlo Bodoni x Gabriel Arges ou Renato Canuto x Aaron Wilson.
No geral, o evento foi divertido de acompanhar, principalmente graças a lutas como Jay Rod x Jonnatas Gracie, luta excelente e técnica dos dois lados. Buscando constantemente avançar para posições vantajosas, Rod na posição de passe e Jonnatas na guarda borboleta, os dois deram show para a torcida. Apesar dos muitos ataques de Jay, Gracie parecia um competidor superior com muitas raspagens realizadas no produto B-Team e até conseguindo montaria.
Outra grande luta foi a do grappler sul-africano Luke Griffith e do brasileiro Kaynan Duarte. Vimos muitas lutas manuais desde o início, com Griffith vencendo a maioria delas e eventualmente acertando dois ganchos em Duarte, o que foi o começo do fim para o brasileiro. Luke derrubou Kaynan, direto para trás e finalizou com o RNC pela reviravolta.
A luta principal contou com um confronto fantástico entre dois dos melhores do jogo. Mike Fowler e Nicky Rod. O atleta do CTA, Fowler, optou por não lutar com Rodriguez e, em vez disso, puxou para a guarda cedo, procurando encontrar as pernas de Rod na meia-guarda para lutar. Infelizmente para Mason, embora ele tenha chegado perto de marcar em várias ocasiões, a habilidade de corrida de Nicky era demais para aguentar. Muito equilibrado até o final, o placar de Nicky Rod veio da meia-guarda superior, quando pegou o gancho e aproveitou para passar para a montada. Mason Fowler acabou recuperando a guarda, mas não conseguiu reverter a diferença de pontuação obtida no passe.
INV. DO PASSE DE LUTA UFC. 7 RESULTADOS
– Helena Crevar venceu. Aurelie Le Vern por decisão
– Oliver Taza venceu. Pedro Henrique Rocha por pênalti (1) após 0x0 pts
– Piter Frank derrotou. Rafael Domingos com chave de braço
– Raquel Canuto venceu. Aislinn O’Connell por 12×0
– Jonnatas Gracie venceu. Jay Rodríguez
– Renato Canuto venceu. Aaron Wilson via Kanibasami para chave de calcanhar interna
– Giancarlo Bodoni venceu. Gabriel Arges via RNC
– Luke Griffith derrotou. Kaynan Duarte via RNC
– Renato Moicano def. Cristian Guzman via 7×0
–Nick Rodriguez derrotou. Mason Fowler por 6×0