16 DE ABRIL DE 2024, ROMA, há apenas dois dias a histórica capital italiana assistiu à sua primeira edição do AJP Grand Slam Tour, um dos principais torneios desta federação mundial e um dos mais importantes torneios de Gi-Jiu-Jitsu da Europa. O evento trouxe muitos dos melhores jogadores do Velho Continente no circuito profissional, como Florian Bayili, Dzhimsher Razmadze, Jean Maltese, Nia Blackman, para citar alguns, mas apesar dos melhores esforços deste valente time, o Grand Slam foi bastante dominado pela seleção brasileira, que tradicionalmente supera suas contrapartes no cenário de kimono.
Abaixo estão os resultados das principais partidas e um relatório de cada categoria de peso da categoria profissional do AJP Rome Grand Slam.
RESULTADOS DO ADGS ROMA 2024
DIVISÃO 56KG, MASCULINO
Atual líder do ranking AJP nesta categoria de peso, Welison Fernandes mostrou suas habilidades ao chegar à final, onde enfrentou Frederico Guimarães. Fernandes venceu a partida por um ponto, como havia feito na semifinal, suas duas únicas partidas no torneio, por ser na menor divisão da faixa-preta masculina.
SEMIFINAL:
– Welison Fernandes venceu. Augustín Giménez por 10×9
– Frederico Guimaraes def. Marko Oikarainen via 7×1
FINAL:
– Welison Fernandes def. Frederico Guimaraes via 6×5
3º LUGAR:
– Marko Oikarainen derrotou. Augustín Giménez por 5×4
DIVISÃO 62KG, MASCULINO
Embora Jefferson Fagundes tenha levado a medalha de ouro no papel, foi um acerto da equipe de Cícero Costha no peso pena. Todos os alunos de Costha dominaram seus adversários na corrida até as semifinais e acabaram fazendo partidas performáticas nas semifinais e na final.
SEMI-FINAIS, FINAIS E 3º LUGAR:
– Fechamento para Cícero Costha. Amistosos entre os companheiros Jefferson Fagundes, Kalel Santos, Leonardo Mario, Yuri Hendrex.
DIVISÃO 69KG, MASCULINO
Diego “Pato” Oliveira fez uma ótima campanha na medalha de ouro no ADGS Roma, mas não se engane, o nível foi muito alto nesta categoria de peso. Pato chegou como grande favorito, levando o torneio com 3 vitórias já que a partida final não aconteceu. Oliveira finalizou seu primeiro adversário com um belo Brabo Choke em pé e venceu as outras duas lutas por pontos, que incluíram um confronto bem disputado com o belga Florian Bayili.
O grande destaque do torneio foi o atleta georgiano Dzhimsher Razmadze, que teve seu quinhão de confrontos difíceis na chave, finalizando com uma chave de pé o ex-campeão do Pan da IBJJF Thiago Macedo e depois superando o principal jogador da GFT, Artur Oliveira. Infelizmente, Razmadze saiu das semifinais lesionado e não pôde prosseguir para o confronto final com Pato da equipe AOJ.
SEMI-FINAIS:
– Diego Pato venceu. Florian Bayili por 2×2
– Dzhimsher Razmadze derrotou. Artur Oliveira por 3×3
FINAL:
– Diego Pato via WO (lesão de Razmadze nas semifinais, não conseguiu avançar)
3º LUGAR:
–Danilo Hamazaki venceu. Thiago Macedo por 2×1
DIVISÃO 77KG, MASCULINO
Mais uma atuação fantástica e sóbria de Luiz Paulo, mas não durma com Luis Ribas. O faixa-preta de Almeida JJ teve um ótimo desempenho ao finalizar Lucas Protasio e Ahmed Laaribi, dois atletas duríssimos rumo à final onde brilhou o belo jogo de Paulo.
SEMI-FINAIS:
– Luiz Paulo definitivamente. Igor Feliz por 1×0
– Luís Ribas derrotou. Pavel Kalesnik por 8×1
FINAL:
– Luiz Paulo def. Luis Ribas via 9×2
3º LUGAR:
– Igor Feliz def. Abdallah Allam via 5×2
DIVISÃO 85KG, MASCULINO
Uma atuação espetacular dos Irmãos Vetoraci que enfrentaram um dos melhores do mundo, Uanderson Ferreira. Apesar de brasileiros, os Vetoraci treinam no Norte de Portugal e já fazem sucesso no circuito europeu há algum tempo. Em Roma, provou que pode conviver com os melhores não só nas partidas contra o Ferreira, onde fez 1×1, mas também nas vitórias sobre nomes como Sebastian Rodriguez, Luan Carvalho e Lucas Giraud.
SEMI-FINAIS:
– Matheus Vetoraci def. Luan Carvalho por 3×0
– Uanderson Ferreira definitivamente. Davi Vetoraci por 2×0
FINAL:
– Matheus Vetoraci def. Uanderson Ferreira via 6×5
3º LUGAR:
– Sebastião Rodríguez definitivamente. Nikolay Salmin por 9×2
DIVISÃO 94KG, MASCULINO
Mais um faixa-preta de Rodrigo Feijão fazendo sucesso no esporte. Neste fim de semana foi Henrique Betta que está em seu ano de estreia no nível profissional e venceu uma divisão repleta de nomes como Manuel Ribamar, Marcos Carrozzino, Gustavo Borges, Jackson Sousa e muito mais. Betta fez 3 partidas, todas vencidas por pontos.
SEMI-FINAIS:
– Marcos Carrozzino def. Manoel Ribamar por decisão
– Henrique Betta venceu. Clemer Canário por 4×3
FINAL:
– Henrique Betta venceu. Marcos Carrozzino por 2×1
3º LUGAR:
– Clemer Canário venceu. Gustavo Borges por decisão
DIVISÃO 120KG, MASCULINO
Uma divisão muito divertida viu o novo faixa-preta europeu Jean Maltese chegar à final com lutas muito divertidas. O maltês jogou principalmente de costas durante todo o torneio, o que parecia ser suficiente para dominar a divisão, mas essa tática não funcionou contra o veterano passador de guarda Felipe Bezerra, que também teve um desempenho épico na corrida pela medalha de ouro, eliminando o já mencionado maltês e também Hélder “Tropeco” a caminho do ouro.
SEMI-FINAIS:
– Felipe Bezerra def. Claro Júnior por 6×0
– Jean Maltese derrotou. Webert Silva com arco e flecha
FINAL:
– Felipe Bezerra definitivamente. Jean Maltese por 4×0
3º LUGAR:
– Vladimir Blium def. Paulo Brasil via toe hold
DIVISÃO 49KG, FEMININA
O peso galo feminino tem sido consistentemente um dos mais disputados do esporte nos últimos anos. Diana Teixeira e Brenda Larissa chegaram como favoritas e cumpriram seu status, mas quem chamou a atenção neste fim de semana foi a atleta Scout Shawnee Shalon que saiu com a medalha de bronze após vitórias sólidas sobre Flavia Soares, Giulia Angiolini e Ana Júlia Lima. Certamente um atleta para ficar de olho em eventos futuros.
SEMI-FINAIS:
–Diana Teixeira venceu. Ana Julia com estrangulamento pelas costas
– Brenda Larissa venceu. Escoteiro Shalon por 9×1
FINAL:
– Brenda Larissa definitivamente. Diana Teixeira por 1×0
3º LUGAR:
– Scout Shalon derrotou. Ana Júlia via triângulo
DIVISÃO 55KG, FEMININA
Uma categoria com muito talento na faixa-marrom viu a veterana e multicampeã mundial Anna Rodrigues passar pela categoria. Rodrigues não é uma atleta expansiva, de alto rendimento, mas em seu estilo conservador, Anna estava à frente da curva. Na final, Rodrigues enfrentou a companheira de equipe Beatriz Guitierrez. Os dois disputaram um amistoso que agradou Anna.
SEMI-FINAIS:
– Ana Rodrigues definitivamente. Randryely Souza por 3×2
– Beatriz Gutiérrez venceu. Gabriela Pereira via botinha
FINAL:
– Amistoso entre companheiros de equipe (encerramento do Dream Art)
3º LUGAR:
– Randryely Souza venceu. Gabriela Pereira via RNC
DIVISÃO 62KG, FEMININA
Apesar de Alves e Delahaye terem fechado a divisão para a GFTeam, ficamos muito impressionados com duas atletas que não vemos com frequência no circuito profissional, a saber: Violeta Angelova e Stephanie Faure, que nos impressionaram muito pelo seu estilo agressivo e voltado para submissão. Julia Alves e Maria Delahaye se divertiram igualmente em uma categoria de peso que teve algumas das melhores lutas de todo o evento.
SEMI-FINAIS:
– Júlia Alves definitivamente. Violeta Angelova por 2×0
–Maria Delahaye venceu. Stephanie Faure por 3×0
FINAL:
– Amistoso entre companheiros de equipe (fechamento GFT)
3º LUGAR:
– Stephanie Faure venceu. Ludmila Fiori por 6×1
DIVISÃO 70KG, FEMININA
Muitos novos talentos europeus nesta divisão, que incluíam a vencedora do ADCC European Trials Nia Blackman, a campeã mundial faixa-marrom (fazendo sua estreia na faixa-preta), Laura Sieradzan, a dupla medalhista de ouro europeia da IBJJF (faixa-marrom Masters) Denise Krahn e muito mais. Apesar dos dignos adversários da Europa, Ingridd Alves vive atualmente um dos melhores períodos da sua carreira e não lhe foi negada mais uma medalha de ouro.
SEMI-FINAIS:
– Ingridd Alves venceu. D. Krahn por 3×0
– Izadora Cristina venceu. Nia Blackman por 2×2
FINAL:
– Ingrid Alves definitivamente. Izadora Cristina via 4×2
3º LUGAR
-Nia Blackman derrotou. D. Krahn por 4×2
DIVISÃO 95KG, FEMININA
Fantástico ver Yara Soares de volta ao circuito competitivo em uma divisão que precisa urgentemente de um desafiante à hegemonia de Gabrieli Pessanha. Soares mostrou grande habilidade e capacidade atlética superior, conquistando a medalha de ouro para seu time, o Fratres.
SEMI-FINAIS:
–Maria Vicentini venceu. Anabel Lopez 2×1
– Yara Soares venceu. Amanda Vikingsson com arco e flecha
FINAL:
– Yara Soares def. Maria Vicentini via 5×0
3º LUGAR:
– Yasmira Dias venceu. Anabel López por 3×3